Modelo da espaçonave Virgin Galactic Spaceship Two: aeronave sofreu "anomalia de voo" durante teste (Stan Honda/AFP)
Da Redação
Publicado em 31 de outubro de 2014 às 17h40.
Los Angeles - A nave SpaceShipTwo, da Virgin Galactic, sofreu uma "anomalia em voo" nesta sexta-feira, anunciou o operador do voo comercial em um post no microblog Twitter.
A nave, que ainda está em fase de testes e que normalmente transporta dois pilotos, foi colocada no topo de uma aeronave maior, conhecida como WhiteKnightTwo e, então, liberada para um teste do motor de seu foguete.
O que aconteceu com a tripulação não foi revelado imediatamente.
"A SpaceShipTwo sofreu uma anomalia em voo. Um comunicado e informações adicionais serão divulgados em breve", anunciou, sem dar maiores detalhes.
A WhiteKnightTwo decolou normalmente do deserto de Mojave, na Califórnia, e liberada normalmente, no que foi o 35º voo do tipo.
"O SpaceShipTwo foi liberado pelo WhiteKnightTwo, e agora está voando livremente", descreveu a empresa em um informe em tempo real do voo, acrescentando: "Ignição! SpaceShipTwo está voando novamente com motor de foguete".
O tuíte seguinte anunciou a "anomalia".
A empresa, de propriedade do magnata Richard Branson - fundador do grupo Virgin -, deve lançar em 2016 os primeiros voos espaciais comerciais. Mais de 500 pessoas já reservaram seus lugares ao preço unitário de US$ 200 mil, entre eles os atores Leonardo Di Caprio e Ashton Kutcher e a atriz Demi Moore, esposa de Kutcher.
Este é o segundo acidente aeroespacial registrado em uma semana com uma empresa privada, depois da explosão, na terça-feira, do foguete Antares - da empresa Orbital Sciences -, pouco após o lançamento para o transporte da cápsula Cygnus, destinada a abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS).
Atualizado às 17h46