Na mão: Nexus 5
Confira as primeiras impressões do novo smartphone do Google, fabricado pela LG
Da Redação
Publicado em 29 de abril de 2014 às 16h23.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 17h00.
O Nexus 5 é o segundo aparelho do Google fabricado pela LG. O smartphone é um dos mais aguardados, ao lado de rivais como iPhone 5s e Samsung Galaxy S4. O grande enigma do ano foi qual fabricante seria responsável pelo sucessor do Nexus 4. Alguns disseram que seria a Motorola, dando continuidade ao sucesso do Moto X nos Estados Unidos, o que parecia bastante plausível, já que o Google detinha a companhia na época. Mas, no fim das contas, a LG foi novamente a responsável pelo produto. Após diversos vazamentos de fotos e especificações técnicas, o smartphone tornou-se rapidamente um dos mais comentados do ano.
Design e construção Normalmente, há duas reações ao design do aparelho: aprovação silenciosa ou completa apatia. O visual dele agrada, quando você o entrega para uma outra pessoa o rosto dela rapidamente assume feições de respeito. Ele tem uma construção sólida, apesar de ser totalmente de plástico. O acabamento não permite que ele escorregue da sua mão e oferece uma sensação de produto topo de linha. Ele conta com espessura de 8,59 mm, apesar de ser mais grosso que o iPhone 5s e que o Galaxy S4, ainda assim ele é bastante fino. Com peso de 130 g, o Nexus 5 é leve e seu tamanho não impede que você o segure com apenas uma mão.
Recursos O Google Nexus 5 é o primeiro smartphone a rodar o sistema Android 4.4 KitKat, o que significa que você terá todos os recursos recém-lançados pelo Google, incluindo um identificador de chamadas inteligente (que mostra fotos do Google+) e integração entre o Hangouts e SMS. O mais notável é a concepção global do design e, embora seja sutil, o KitKat vai na direção certa. O visual transparente barra de menu agrada e permite que você veja toda a sua tela, dando uma impressão de o sistema ser um pouco mais polido.
Como ponto negativo está a lenta, porém contínua integração do sistema com o Google+. Um exemplo é o aplicativo Hangouts. O Google anunciou orgulhosamente que vai reunir SMS e mensagens do seu mensageiro instantâneo. O que a empresa deixou de lado é que você é forçado a abrir o Hangouts antes de qualquer outra coisa, já que os contatos da rede social são listados prioritariamente. É possível deslogar do Hangouts, mas é complicado encontrar o local correto do sistema e mesmo assim a interface pede que você reative a integração. Mas o Google ofereceu uma saída fácil para o problema. Você pode apenas instalar o seu próprio app de mensagens de texto, coloca-lo como padrão, e desinstalar o Hangouts.
Tela O Nexus 5 vem com tela de 4,95 polegadas com 1920 por 1080p, com 445ppi, uma das maiores resoluções do mercado de smartphones. Sim, os pixels são apenas uma parte da história, mas a tela também tem uma excelente reprodução de cores em vídeos e uma ótima sensibilidade de toque ao executar games.
Câmera Nem tudo é perfeito e câmera do Nexus 5, mais uma vez, peca pela falta de brilho. O smartphone tira fotos com 8MP na câmera traseira, que conta com estabilização de imagem e um novo recurso chamado HDR+, criado pelo Google. Segundo a empresa, o HDR+ oferece um balanceamento entre contraste e bilho, o que, em teoria, deveria gerar fotos melhores em ambientes com pouca luz. Na realidade, o T3 não notou muita diferença em relação ao HDR comum. Não que as fotografias sejam ruins, elas são ótimas para o mundo digital, mas elas sofrem com muito ruído, o que faz com que elas imprimi-las seja uma tarefa arriscada.
Desempenho
O Nexus 5 tem processador quad core Qualcomm Snapdragon 800, com clock de 2,26 GHz e 2 GB de RAM. A configuração é quase idêntica à do LG G2. Os aplicativos rodam suavemente e o multitarefa não apresenta engasgos. O smartphone está disponível em duas versões 16 GB e 32 GB. Bateria A bateria do Neus 5 tem 2.300 mAh, pouco menos que o LG G2, que conta com 3.000 mAh.Apesar da tela dos aparelhos ser diferente, era esperado que o Google oferecesse uma carga maior que daria mais autonomia ao produto. O gerenciamento de energia é só um pouco melhor que o do iPhone 5s, já que a bateria acaba no final da tarde após um dia de uso intense. Claro, se o uso for ocasional, como assistir um vídeo pela manhã ou pela noite, você poderá deixar o seu carregador em casa.
Considerações finais Quando fizemos o T3 fez o review do Nexus 4 a LG foi elogiada por criar um bom smartphone que não seria apenas uma vitrine para o Android 4.2 Jelly Bean. Mais uma vez a LG alcançou esse objetivo, mas graças ao ótimo display você ficará focado em apenas uma coisa: o próprio Android 4.4 KitKat.
Além disso, entretanto, há o preço de 349 dólares (16 GB) e 399 dólares (16 GB) respectivamente 795 reais e 905 reais. Os valores são mais altos que os cobrados pelos Nexus 4, mas a configuração dos aparelhos justifica o aumento de preço. A câmera não é excelente, mas já ouvimos rumores de que o Google admitiu que ela realmente não é muito boa e pode fazer ajustes com uma atualização de software em breve. Fora isso, sem dúvidas esse é o melhor Nexus já lançado, é um dos melhores smartphones do mercado e, ironicamente, é o melhor aparelho que a LG já fez. Se fôssemos eles, estaríamos nos lamentando por isso.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrênciaCelebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e BumbleApple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes