Metro na China (Reprodução)
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h26.
São Paulo - Já pensou trocar as garrafas PET que iriam direto para o lixo reciclável, por favor por uma viagem de metrô na faixa? Essa é a mais nova realidade dos moradores de Pequim, na China.
Máquinas instaladas em duas estações da capital, Jinsong e Shaoyaoju, coletam o material reciclável e, em troca, dão créditos aos usuários do metrô, que podem usá-los para comprar passagens. Cada PET depositada no equipamento vale entre US$ 0,15 e US$ 0,50, de acordo com o tamanho e tipo da garrafa.
A ideia é estimular o uso do transporte público na capital chinesa e, assim, diminuir os índices de congestionamento e poluição e, ainda, incentivar a prática da reciclagem entre a população. Todo o material coletado nas estações do metrô é enviado para uma central de processamento, que utiliza o plástico para outros fins.
As máquinas que trocam PETs por bilhetes de metrô ainda estão em fase de teste, mas, se a iniciativa der certo, a ideia é expandi-la para toda a rede metroviária de Pequim e, também, para a rede de ônibus.
Curtiu? Mas não pense que o transporte público em Pequim está tão bem assim na fita. Em julho, um vídeo, gravado pelo site Beijing Cream, que retrata a hora do rush no metrô da capital chinesa chocou muita gente e viralizou na rede. Dá uma olhadinha no caos
//www.youtube.com/embed/xG-meaGqg-M