Tecnologia

AOL está próxima de fechar acordo com o Google

Negociações significam uma derrota para a Microsoft, que trabalhava agressivamente para firmar uma parceria com a Time Warner

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h23.

A Time Warner iniciou negociações exclusivas com o Google com o objetivo de estabelecer uma parceria entre o site de buscas e a America Online (AOL), seu provedor de acesso. A decisão aparentemente fechou as portas para um acordo com outros interessados, como a Microsoft, segundo o jornal americano The Wall Street Journal.

A AOL e o Google já são parceiros no mercado de publicidade online, mas, nas últimas semanas, o mercado especulou que o provedor de acesso pudesse encerrar a parceria para selar um acordo com a Microsoft. A empresa de Bill Gates vinha trabalhando agressivamente para atrair a Time Warner.
O acordo com o Google viria em um momento difícil da Time Warner, que enfrenta uma disputa entre seus acionistas. Carl Icahn lidera um grupo de investidores que reivindica, entre outros pontos, a substituição da maior parte da diretoria do grupo.

A Microsoft também luta para estabelecer uma posição firme no mercado de publicidade online. Sua unidade de serviços, o MSN, continua atrás do Google em participação de mercado, além de não conseguir atrair grandes anunciantes para seus serviços.

O episódio ilustra o apetite das empresas em conquistar uma fatia do mercado de publicidade online, que apresenta a maior taxa de crescimento entre todas as mídias. As vendas online no terceiro trimestre subiram 34% sobre igual período do ano passado, para 3,1 bilhão de dólares, de acordo com a consultoria PricewaterhouseCoopers. Os links pagos em sites de busca são o filão que mais cresce nesse mercado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Luxo em Dubai e IA no Texas: como Hussain Sajwani virou o homem de Trump no Oriente Médio

Secom critica decisão de Zuckerberg de remover checagem de fatos dos serviços Meta

CES 2025 bate recorde com mais de 1,3 mil expositores chineses

Nvidia revela menor supercomputador de IA do mundo na CES 2025