Tecnologia

Matsushita vai construir a maior fábrica de telas planas do mundo

Com investimento de 1,6 bilhão de dólares na nova planta, empresa japonesa pretende aumentar a economia de escala e assim manter-se líder

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h45.

A japonesa Matsushita anunciou nesta terça-feira (10/1) que irá investir cerca de 1,6 bilhão de dólares em uma nova fábrica de telas de plasma, a maior do mundo neste segmento. A planta será construída na cidade de Amagasaki, na região oeste do Japão, informou o jornal britânico Financial Times.

As telas de plasma, sobretudo as TVs, formam um dos mais competitivos mercados da atualidade. Com os preços caindo a uma média de 30% ao ano, os fabricantes vêm correndo contra o tempo para aumentar a economia de escala de produção, ao mesmo tempo diminuindo custos.

A Matsushita, conhecida pelo público consumidor como Panasonic, é líder do mercado em TVs de plasma e uma das poucas a conseguir resultados positivos com a operação. Segundo os executivos, ainda há demanda pelo produto: a expectativa é de que o mercado global dobre de tamanho até o final de 2006, chegando a 10 milhões de unidades vendidas. Até 2010, esse número pode chegar a 25 milhões.

De acordo com a empresa de pesquisa DisplaySearch, a Matsushita detém 26% do mercado de telas planas, seguida pelas coreanas LG, com 15% e Samsung, com 13%. A Pioneer, outra concorrente, foi obrigada a fechar duas fábricas recentemente, em função de ganhos abaixo do esperado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Luxo em Dubai e IA no Texas: como Hussain Sajwani virou o homem de Trump no Oriente Médio

Secom critica decisão de Zuckerberg de remover checagem de fatos dos serviços Meta

CES 2025 bate recorde com mais de 1,3 mil expositores chineses

Nvidia revela menor supercomputador de IA do mundo na CES 2025