Tecnologia

68% dos brasileiros nunca usaram a internet

Pesquisa inédita coordenada pelo Comitê Gestor de Internet revela que apenas 16,6% da população possui computador em casa. Taxa dos que utilizam a web diariamente é de 9,6%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h33.

Ainda há um longo caminho para que a internet e os usos mais sofisticados da telefonia celular se disseminem no Brasil. Um levantamento inédito feito pelo instituto Ipsos-Opinion para o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) revela que mais de dois terços dos brasileiros jamais navegaram pela rede (68%) e mais da metade nunca utilizou um computador (55%). Foram realizadas 8 540 entrevistas presenciais em domicílio, com indivíduos a partir dos 10 anos de idade, entre agosto e setembro. A margem de erro é de 1,5%. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (24/11). Clique aqui para ver os dados completos.

Dos entrevistados, 29% declaram ter utilizado a internet nos últimos 12 meses. Desse grupo, pouco mais de um quinto já comprou algum produto ou serviço na rede. Em relação à população, porém, isso representa apenas 6,4%. No mesmo período, 12,7% da população brasileira recorreu a serviços de governo eletrônico, com destaque para consultas ao CPF e envio de declaração de imposto de renda.

O levantamento também verificou que 45% dos entrevistados não usaram um telefone celular nos últimos três meses. Do grupo que usou, apenas 5% o fizeram para acessar a internet e 9% para acessar músicas ou vídeos (excluindo o download de tons telefônicos). Depois da convencional realização de chamadas de voz, o segundo uso mais difundido é o envio de mensagens SMS, com 42% das respostas.

A Ipsos-Opinion verificou que 40,2% da população está disposta a pagar até 1 500 reais por um computador, mesmo proporção dos que afirmam estar dispostos a pagar, no total, até 30 reais mensais para ter acesso à internet.

Empresas

A pesquisa também ouviu, através de entrevistas por telefone, 2 030 empresas com mais de 10 funcionários. Neste caso, o uso de computadores e o acesso à internet são praticamente universais 98,8% das empresas usaram computadores nos últimos 12 meses, e 96,3% acessaram a rede no mesmo período.

Ainda assim, 61% das empresas faturam menos de 10% do total através de pedidos feitos via internet e 41% das empresas não posuem sites na internet.

Mais pesquisa

Segundo pesquisa do Ibope/NetRatings referente ao 3º trimestre, 32,1 milhões de brasileiros com mais de 16 anos têm acesso a internet, O número abrange quem trabalha ou estuda em locais com computadores que acessam a web ou utiliza computadores conectados à rede em locais públicos, como cyber cafés ou telecentros.

Em outubro, 11,7 milhões de brasileiros usaram a internet em casa. O tempo médio de navegação foi de 18 horas e 42 minutos, novo recorde nesse quesito. Em setembro, o tempo médio foi de 17 horas e 30 minutos.

Além do levantamento apresentado hoje, o CGI.br anunciou também parcerias com o Ibope/NetRatings e com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. No último caso, um convênio prevê a inclusão de 23 questões sobre penetração e uso da internet na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), em que serão pesquisados 140 000 domicílios. Os resultados serão divulgados em outubro de 2006.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025

Com menos moderação, Meta já tinha plano de 'cuidado com posts' para grandes anunciantes, diz jornal