Tecnologia

Apple lança iPod capaz de exibir vídeos e programas de TV

Tocador de música digital é um dos responsáveis pelo lucro recorde da companhia neste ano e agora será capaz de exibir até 150 horas de vídeo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h22.

A Apple lançou a nova versão do iPod, seu tocador de música digital. Redesenhado, o aparelho agora vem com uma tela colorida de 2,5 polegadas e é capaz de armazenar 150 horas de vídeos, 15 000 canções, ou 25 000 fotos. A versão com 30 GB de memória será vendida, nos Estados Unidos, por 299 dólares. Já o modelo de 60 GB custará 399 dólares. "Milhões de pessoas ao redor do mundo comprarão o novo iPod, por isso, ele se tornará rapidamente o mais popular tocador de música e vídeo portátil da história", afirma o presidente da Apple, Steve Jobs (se você é assinante, leia ainda reportagem de EXAME sobre a carreira de Jobs).

Fabricado nas cores branca e preta, o lançamento é capaz de exibir também seis animações de curta-metragem da Pixar estúdio pertencente a Jobs além de cinco séries de televisão veiculadas pelos canais ABC e Disney, incluindo "Lost" e "Desesperate Housewives", grandes sucessos entre o público americano. Apesar de sua capacidade de armazenamento ter aumentado em 50%, o aparelho agora é 30% mais fino que seu predecessor.

O sucesso do iPod é um dos grandes responsáveis pela virada da Apple, que já chegou a ser apontada como exemplo de empresa inovadora que não consegue manter a liderança dos mercados que cria. Nesta terça-feira (11/10), a companhia anunciou os melhores resultados financeiros de sua história. O ano fiscal encerrado em setembro apresentou uma receita de 13,93 bilhões de dólares 68% maior que a do ano anterior. O lucro líquido, de 1,335 bilhão, representou um salto de 384% na mesma comparação.

Somente no quarto trimestre encerrado em setembro a Apple obteve 3,68 bilhões de dólares em receitas e 430 milhões de dólares de lucro líquido. A margem bruta da companhia subiu de 27%, no mesmo trimestre do ano passado, para 28,1%.

A empresa atribuiu o bom desempenho à evolução da venda de seus produtos. A comercialização de computadores da marca Macintosh cresceu 48% no trimestre, alcançando 1,236 milhão de unidades. O avanço do iPod foi ainda maior: os 6,451 milhões de unidades vendidas representam 220% mais do que no mesmo período de 2004. "Esses números são o resultado direto de nosso foco na inovação e do imenso talento e criatividade da Apple", afirmou Jobs ao americano The Wall Street Journal.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

ServiceNow lida com crise e saída de COO em meio a expectativas de balanço positivo

CrowdStrike dá vale-presente de US$ 10 a funcionários que resolveram apagão cibernético

CEO do Spotify confirma que assinatura "deluxe" com áudio de alta fidelidade chegará em breve

CrowdStrike: o bug em mecanismo de segurança que causou o apagão cibernético

Mais na Exame