EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h28.
A Microsoft e o Yahoo anunciaram, nesta quarta-feira (12/10) um acordo histórico. Os usuários dos programas de mensagens instantâneas das duas empresas o Yahoo! Messenger e o MSN Messenger poderão trocar mensagens, visualizar a presença de seus contatos, compartilhar emoticons e adicionar amigos. Em comunicado conjunto, as duas companhias afirmam que esperam criar, com essa parceria operacional, a maior comunidade de usuários de Instant Messaging (IM) do mundo, estimada em mais de 275 milhões de participantes.
Esse é o primeiro acordo de interoperabilidade da indústria entre dois provedores líderes distintos de mensagens instantâneas. A capacidade de interconectividade devem ser introduzidas aos programas no segundo trimestre de 2006.
A parceria irá combater a iniciativa do Google de entrar no mercado de mensagens instantâneas. No final de agosto, a empresa lançou o Google Talk "uma 'ambiciosa tentativa' de criar uma plataforma aberta na internet para chamadas de voz e envio de mensagens, o que pode incomodar a posição no mercado de redes fechadas de mensagens instantâneas, como as oferecidas por Yahoo, AOL e Microsoft.