EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h45.
A GE Healthcare, divisão de saúde da GE, acertou a compra da IDX Systems por 1,2 bilhão de dólares em dinheiro. A empresa, especializada em sistemas de diagnóstico, além de programas para gestão de informações clínicas, deve reforçar a presença da GE no ramo de diagnóstico avançado.
O acordo já foi aprovado pelos conselhos de administração das duas empresas, mas ainda precisa do aval dos acionistas e dos órgãos de regulamentação dos Estados Unidos. Segundo a IDX, a conclusão do negócio deve ocorrer até o início de 2006. Em comunicado conjunto, as duas empresas afirmam que sua união criará "um dos mais abrangentes portfólios de sistemas clínicos, de geração de imagens médicas e de administração da informação" disponíveis no mercado.
De acordo com o americano The Wall Street Journal, no ano passado, a IDX obteve um lucro líquido de 520,7 milhões de dólares. Já a GE Healthcare apresentou ganhos de 2,29 bilhões de dólares, 34% maiores que os do ano anterior. Seu faturamento cresceu 32% na mesma comparação, atingindo 13,46 bilhões de dólares.