Tecnologia

Musk quer fazer o que Bill Gates não fez: internet via satélite

Os satélites podem gerar uma conexão equivalente a 1 gigabyte por segundo

Elon Musk: o empresário é citado como liderança do futuro (Bill Pugliano/Getty Images)

Elon Musk: o empresário é citado como liderança do futuro (Bill Pugliano/Getty Images)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 16 de fevereiro de 2018 às 15h57.

Nem somente de promover automóveis da Tesla vivem os testes da SpaceX, a empresa de exploração espacial de Elon Musk. Na última quarta-feira (14) ela ganhou também a permissão do governo americano para tentar desenvolver um sistema de internet banda larga por meio de satélites.

Com a aprovação do FCC (Federal Communications Commission), nos Estados Unidos, é possível que os primeiros testes sejam realizados já no próximo sábado (17), na Califórnia. "A tecnologia de internet via satélite pode ajudar americanos que vivem em áreas rurais a se conectarem", disse Ajit Pai, presidente da agência regulatória, por meio de um comunicado encaminhado para a imprensa.

A ideia é o usar o foguete Falcon 9 para transportar um satélite da empresa espanhola Hisdesat e mais dois da própria SpaceX (Microsat-2a e Microsat-2b) e assim, de acordo com os planos de Musk, fazer a exploração comercial dos satélites para financiar os custos de criar uma cidade em Marte.

Há por parte do governo americano uma boa vontade em ajudar a viabilizar o projeto e incentivar tecnologias e investimentos que possam trazer conectividade para diversas áreas ainda sem cobertura de internet. Estima-se hoje que mais de 15 milhões de pessoas nos Estados Unidos, em áreas rurais ou indígenas, não tenham conexão com a web.

Os satélites podem gerar uma conexão equivalente a 1 gigabyte por segundo.

Bill Gates também tentou

A Teledesic foi uma empresa fundada na década de 1990 para construir uma constelação comercial de satélites de banda larga para serviços de Internet. A ideia seria usar satélites de baixa órbita terrestre e pequenas antenas para fornecer ligações de até 100 megabytes por segundo e downlinks de até 720 megabytes por segundo.

O projeto total, orçado em mais de nove bilhões de dólares, conseguiu investimento inicial do fundador da Microsoft, Bill Gates, e do príncipe saudita Alwaleed bin Talal. Entretanto, a falha comercial dos empreendimentos similares da Iridium e da Globalstar (composto por 66 e 48 satélites operacionais, respectivamente) e outros sistemas, foram os principais fatores para suspender os trabalhos de construção de satélites em 2002.

Acompanhe tudo sobre:Banda largaBill GatesElon MuskInternet

Mais de Tecnologia

ChatGpt fora do ar? IA tem instabilidade neste sábado, 26

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026