Tecnologia

Mozilla deixa Firefox com a cara do Chrome

O navegador tem traços próprios, mas se aproxima do concorrente do Google

Os add-ons ganharam ícones, os quais ficam localizados ao lado direito do botão Home, a esquerda do navegador (Divulgação)

Os add-ons ganharam ícones, os quais ficam localizados ao lado direito do botão Home, a esquerda do navegador (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2011 às 20h41.

São Paulo - De acordo com projeto disponibilizado pela Mozilla, o navegador Firefox deve ficar com o visual cada vez mais semelhante ao do Google Chrome. O mock-up liberado para a versão Nightly, a mais instável e voltada para desenvolvedores, mostra um browser com traços próprios, mas que se aproxima do concorrente.

As mudanças mais notáveis estão relacionadas à barra de pesquisa, abas e add-ons. No caso, a caixa de busca presente na lateral direita da barra de endereços do atual Firefox não está presente no novo projeto.

O desenho das abas também ficará diferente, com bordas arredondadas, praticamente idênticas ao Google Chrome. Porém, o plano de fundo das abas permanecerá diferente do visto no navegador concorrente, com uma abordagem retangular.

Por sua vez, os add-ons ganharam ícones, os quais ficam localizados ao lado direito do botão Home, a esquerda do navegador. Eles também ficarão acessíveis por meio de um menu escondido atrás de um ícone de engrenagem de máquina.

Há também uma nova capacidade de busca por add-ons sem precisar abrir uma nova guia, além de poder arrastar e soltar os add-ons diretamente para o gerenciador, mesmo que eles não estejam armazenados localmente.

Outras mudanças foram exibidas a fim de levantar discussões, segundo a própria equipe de design da Firefox, a qual também disponibilizou os screenshots. De qualquer forma, enquanto o mock-up exibe o trabalho em andamento, indica que a equipe de design procura refinar o olhar sobre o navegador constantemente. No entanto, mostra que o Google Chrome continua influenciando outros browsers.

Acompanhe tudo sobre:BrowsersChromeFirefoxGoogleInternet

Mais de Tecnologia

Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de computadores da Microsoft

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

Mais na Exame