Tecnologia

Morre The Daily, o primeiro jornal para tablets

Por não atingir as metas de audiência, explicou Rupert Murdoch, dono do grupo News Corp, o jornal digital não comprovou que poderia dar certo no longo prazo

The Daily: lançado em 2011, última edição do primeiro jornal digital exclusivo para tablets será veiculada no dia 15 de dezembro (Reprodução/Exame.com)

The Daily: lançado em 2011, última edição do primeiro jornal digital exclusivo para tablets será veiculada no dia 15 de dezembro (Reprodução/Exame.com)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 4 de dezembro de 2012 às 09h29.

São Paulo – O jornal digital The Daily, o primeiro do planeta a ser produzido exclusivamente para tablets, especialmente o iPad, encerrará suas atividades no próximo dia 15 de dezembro. Segundo comunicado à imprensa assinado por Rupert Murdoch, dono do conglomerado News Corp. ao qual pertence o jornal, não foi possível atingir a audiência necessária para comprovar que o modelo de negócio empregado à publicação seria bem sucedido no longo prazo.

“O The Daily foi um corajoso experimento em publicação digital e um veículo importante para a inovação”, disse o magnata. “E é por isso que vamos aproveitar tudo o que aprendemos no The Daily e aplicar em outras propriedades”, explicou Murdoch. De acordo com a nota, Jesse Angelo, ex-editor chefe e fundador do veículo digital, assumirá a posição de editor do jornal The New York Post, enquanto que toda a tecnologia, e parte da equipe, do The Daily também serão absorvidas pelo Post.

A nota de despedida da turma do The Daily, assinada por Angelo e Greg Clayman, também editor, confirmou que o jornal digital não atingiu as metas de audiência e agradeceu a lealdade de seus leitores. Além disso, informou que todas as assinaturas que continuarem ativas após a última edição do veículo terão seus valores devolvidos aos usuários.

The Daily

Lançado em 2011, o jornal digital foi o primeiro a ser veiculado exclusivamente como app no iPad. Meses depois, o The Daily desembarcou em outros dispositivos como o iPhone, tablets com Android e também no Kindle Fire, da Amazon.

Sinais de problemas no The Daily começaram a surgir em julho, quando uma leva de demissões atingiu a redação. Na ocasião, 50 pessoas foram demitidas de uma equipe formada por 170 profissionais.

Ainda em julho, Angelo havia publicado uma nota dizendo que os rumores de que o The Daily estava indo mal eram “desinformados e não verdadeiros” e pediu que seus leitores ignorassem o fato. De acordo com informações publicadas no site Slate, o jornal digital da News Corp. estava perdendo 30 milhões de dólares por ano, mesmo cobrando 1 dólar por semana aos usuários do app no iPad. 

Acompanhe tudo sobre:AppsEmpresasEmpresas americanasJornaisNews Corp.Tablets

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia