Tecnologia

Milhares de usuários estão ameaçados de ficar sem internet

Milhares de computadores infectados com um vírus perderão nesta segunda-feira uma rede de segurança elaborada por autoridades americanas

Homem observa computador: o maior número de computadores afetados está nos EUA, mas 4 milhões de máquinas em mais de 100 países podem ter sido infectadas (Daniel Mihailescu/AFP)

Homem observa computador: o maior número de computadores afetados está nos EUA, mas 4 milhões de máquinas em mais de 100 países podem ter sido infectadas (Daniel Mihailescu/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2012 às 13h26.

Washington - Milhares de usuários de computadores ao redor do mundo, infectados com um vírus desde o ano passado, podem perder sua conexão com a internet na segunda-feira, com a expiração de uma rede de segurança elaborada pelas autoridades americanas, segundo especialistas.

O problema é produzido pelo vírus conhecido como DNS Changer, criado por hackers para redirecionar o tráfego da internet ao obter IPs pelo sistema de nomes de domínio de navegadores da web (DNS).

Como o vírus controla as redes, autoridades conseguiram uma ordem judicial para que o FBI pudesse operar substituindo os servidores, de modo que normalizasse o tráfego, mesmo nos computadores infectados.

No entanto, essa ordem expira na segunda-feira, quando especialistas afirmam que os computadores infectados devem enfrentar um "dia do juízo final da internet".

Os sites do FBI, Facebook, Google, provedores da internet e empresas de segurança estão alertando seus usuários sobre o problema, além de orientarem sobre formas de corrigir a falha.

O maior número de computadores afetados está nos Estados Unidos (69.000), mas ao menos 4 milhões de máquinas em mais de 100 países podem ter sido infectadas.

Acompanhe tudo sobre:HackersInternet

Mais de Tecnologia

Musk planeja investimento em educação com abertura de escola infantil no Texas

China condena "repressão" contra suas empresas após inclusões em lista dos EUA

De parceria com Toyota a treinamento de robôs, Nvidia planeja expansão global

O plano do Bluesky para criar uma rede 'à prova de bilionários' — e o que isso significa