Tecnologia

Microsoft terá tarefa difícil em enfrentar iPod

Empresa planeja lançar o player de música Zune este ano, numa tentativa tardia de desafiar o domínio do iPod, da Apple

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h23.

A Microsoft anunciou que planeja lançar o player de música e entretenimento Zune este ano, em uma tentativa tardia de desafiar o domínio do player iPod, da Apple.

O anúncio surgiu depois de semanas de boatos e especulações sobre um lançamento desse tipo. A Microsoft já vinha divulgando os produtos junto às gravadoras.

"Sob a marca Zune, nós forneceremos uma família de produtos de hardware e software, os primeiros dos quais chegarão ao mercado este ano", afirmou Chris Stephenson, gerente geral de entretenimento e serviços na Microsoft, em comunicado.

"Vemos uma grande oportunidade de unir tecnologia e comunidade, e permitir que os consumidores explorem e descubram música juntos."

A maior produtora de software do mundo enfrentará uma batalha árdua para recuperar o atraso com relação ao player de música e à loja online iTunes Music Store da Apple, líderes disparados em seus respectivos mercados.

O iPod detém mais de metade do mercado de players digitais de música, de acordo com o grupo de pesquisa NPD, enquanto a iTunes responde por mais de 70 por cento da música vendida em formato digital nos Estados Unidos. No mercado norte-americano, o iPod tem participação superior a 75 por cento, de acordo com a NPD.

"Ao criar um aparelho de estilo de vida, a Microsoft com certeza terá de travar uma batalha difícil", disse Michael Gartenberg, diretor de pesquisa da JupiterResearch. "Será difícil para eles criarem o mesmo nível de influência que a Apple conquistou com o iPod."

Fontes da indústria da música disseram à Reuters no começo do mês que a Microsoft havia revelado planos para levar ao mercado antes do Natal um player de mídia que permitiria que os usuários baixassem vídeos e música por meio de conexões sem fio.

A empresa tentará também reproduzir a abordagem simples da Apple, fornecendo um ecossistema integrado e contínuo para a mídia digital, o que é visto como um dos componentes essenciais do sucesso do iPod/iTunes, disseram as fontes.

"O que a Apple fez com verdadeiro sucesso foi controlar todos os elementos da solução", disse Mike McGuire, analista do Gartner. "Mas ter todos os elementos sob controle não é garantia de sucesso -basta observar o exemplo da Sony."

A Sony lançou um serviço de música, além de software e um player próprios, mas não conseguiu até agora abalar a posição da Apple na música online ou roubar mercado ao iPod.

Visite também o site da Info.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025