Tecnologia

Microsoft lança smartphone com sistema Android

Microsoft lançou seu primeiro smartphone, após ter adquirido a divisão de telefones móveis da finlandesa Nokia


	Microsoft: empresa tenta se impor no mercado de smartphones
 (Bloomberg)

Microsoft: empresa tenta se impor no mercado de smartphones (Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2014 às 17h54.

Washington - A Microsoft lançou seu primeiro smartphone, nesta terça-feira, após ter adquirido a divisão de telefones móveis da finlandesa Nokia.

O novo aparelho funcionará com o sistema operacional Android, do arquirrival Google.

A Microsoft disse que o Nokia X2, versão atualizada de um telefone lançado no começo do ano, antes de a transação entre as empresas ser concluída, foi "desenhado para poder apresentar (...) os serviços de internet móvel e nuvem (armazenamento de dados na web)".

O aparelho será vendido no mundo todo com um sistema dual-SIM (dois chips SIM) por 135 dólares (99 euros), informou a Microsoft em um comunicado.

Enquanto a Microsoft tenta se impor no mercado de smartphones com seu sistema operacional Windows, o X2 "dá acesso a um mundo de aplicativos Android e aos populares serviços da Microsoft", como Skype e OneDrive, de armazenamento on-line, explicou a empresa.

O primeiro modelo foi apresentado na feira mundial de tecnologia móvel em Barcelona (o Mobile World Congress), antes que a Microsoft tivesse concluído a compra da Nokia em abril. A nova versão do aparelho, que fez sucesso em vários países, deve ter um preço mais baixo.

"As vendas do Nokia X crescem cada vez mais, e o modelo lidera as vendas no Paquistão, Rússia, Quênia e Nigéria, enquanto ocupa o terceiro lugar nas vendas de smartphones da Índia", disse Timo Toikkanen, líder do setor de smartphones do grupo de aparelhos da Microsoft.

"O Nokia X2 melhora a experiência do Nokia X com um novo design, um uso mais fácil e novas possibilidades pela Microsoft. Estamos orgulhosos de continuar inovando em smartphones para poder reduzir os preços cada vez mais", acrescentou.

No Nokia X, lançado em fevereiro, os aplicativos Android funcionam, mas os usuários não podem acessar os serviços do Google, nem a Google Play, a loja de apps.

O Windows Phone conseguiu apenas cerca de 3,5% do mercado mundial de smartphones, enquanto o Android conquistou mais de 80%, segundo os últimos números da empresa especializada IDC.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaMicrosoftNokiaSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições

Qualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da Nuvia

China constrói 1.200 fábricas inteligentes avançadas e instala mais de 4 milhões de estações base 5G

Lilium, de aviões elétricos, encerra operações após falência e demissão de 1.000 funcionários