Tecnologia

Microsoft fecha parceria com OLPC; Windows será vendido a US$ 3

Se a decisão não fosse tomada, a companhia poderia perder mercado nos países emergentes

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h40.

A Microsoft e a fundação "Um Laptop Por Criança" (da sigla em inglês OLPC), criada pelo pesquisador Nicholas Negroponte, assinaram ontem um acordo que colocará o sistema operacional Windows nos computadores da organização. A partir do mês que vem, o sistema começa a ser testado nos laptops XO de baixo custo da OLPC para as crianças mais pobres do mundo.

Em breve, quem quiser comprar o XO poderá escolher entre versões com ou sem Windows.  Laptops com o sistema operacional da Microsoft vão custar em torno de 20 dólares a mais, sendo 3 dólares pelo Windows e o restante para cobrir despesas como ajustes de hardware, como uma entrada a mais de memória para possibilitar o funcionamento do programa.

Por muito tempo, a Microsoft resistiu ao ambicioso projeto da OLPC, cujo objetivo era fornecer às pessoas de baixa renda um laptop  de 100 dólares que rodasse com software livre - de código aberto.  A justificativa da Microsoft era que os laptops da OLPC usavam o sistema operacional Linux, uma alternativa ao Windows que  era distribuído de graça.  

No entanto, a Microsoft reviu seus objetivos quando chegou a conclusão que o uso exclusivo de software livre, ao longo prazo, poderia prejudicar a capacidade da empresa de dominar a informática de uso pessoal nas economias de países emergentes. Segundo a companhia, as pessoas que sempre usaram computador de software livre, ficariam menos propensas a comprar programas da Microsoft quando entrassem no mercado de trabalho.

Atualmente, os pequenos laptops são vendidos principalmente para governos em países em desenvolvimento, e as vendas estão em ritmo lento, em parte porque os países relutam em comprar máquinas que não rodam com Windows.

Às 16h15, horário de Brasília, as ações da companhia estavam cotadas a 29,99 dólares, com queda de 0,46%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Zuckerberg critica falta de inovação da Apple: "Não sei se estão vendendo mais iPhones"

O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democracia

Os novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a Trump

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores