Exame Logo

Microsoft e ONU criam programa para prever degradação ambiental

Madingley é o primeiro sistema de simulação virtual capaz de prever a degradação do meio ambiente e o futuro da terra

Queimada (Wikimedia Commons)
DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2014 às 05h46.

A empresa de informática Microsoft e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) desenvolveram o primeiro sistema de simulação virtual capaz de prever a degradação do meio ambiente e o futuro da terra.

A tecnologia de código aberto, denominada Madingley, permite que os cientistas conheçam como interagem todos os organismos em um dado ecossistema e respondam a perguntas-chave, informou o Pnuma em comunicado.

Veja também

Quais serão os efeitos da ação humana sobre a natureza? Durante quanto tempo teremos recursos necessários à vida? O que aconteceria em um determinado ecossistema se se extinguisse uma abelha? Essas são algumas das perguntas a que se tentará dar resposta, aplicando o programa a qualquer sistema marinho ou terrestre.

"Madingley é uma nova tecnologia que oferece à comunidade científica e aos líderes mundiais uma ferramenta vital para prever como formas de desenvolvimento não sustentável podem afetar o mundo natural", explicou o diretor executivo do Pnuma, Achim Steiner.

*Com informações da Agência Lusa

Editor Graça Adjuto

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOMeio ambienteMicrosoftPreservação ambientalTecnologia da informação

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame