Microsoft cria site para matar o IE6
Chamado de Internet Explorer 6 Countdown, o site mostra um globo com a porcentagem do uso do navegador em vários países do mundo, incluindo o Brasil
Da Redação
Publicado em 10 de março de 2011 às 13h34.
São Paulo – A Microsoft resolveu se livrar do Internet Explorer 6. E, para acelerar isso de vez, lançou um site estimulando os usuários do navegador a aposentá-lo.
Chamado de Internet Explorer 6 Countdown, o site mostra um globo com a porcentagem do uso do navegador em vários países do mundo – incluindo o Brasil. Para montá-lo, a Microsoft compilou dados da Net Applications, uma empresa especializada em medição de audiência de internet.
Segundo o site, o Internet Explorer 6 é utilizado por 12% dos internautas do mundo. O número alto, explica a Microsoft, tem algumas causas: muitas pessoas que usam o XP – seja uma versão pirata ou original – não atualizaram o navegador para suas versões mais recentes. Além disso, algumas empresas insistem em continuar rodando o IE6 por causa da compatibilidade com sistemas legados, ou seja, antigos.
A Microsoft atualizará mensalmente o percentual de usuários do IE6. Ela quer que os atuais 12% de uso caiam para apenas 1%. Em qual prazo? Ela não esclarece. Mas pede para que os internautas ajudem na iniciativa. E, pra isso, dá algumas dicas no site do projeto, como convencer amigos, orientar familiares, entre outras coisas. A Microsoft oferece ainda um banner da campanha para as empresas e blogs colocarem em suas páginas.
O lançamento do site Internet Explorer 6 Countdown, curiosamente, casa com o lançamento do Internet Explorer 9, que chega ainda este mês. Além disso, a Microsoft está preocupada com a própria imagem. Pois o IE6, com dez anos de vida, tem problemas de segurança e muita incompatibilidade com os padrões modernos de internet.
Os maiores usuários do IE6 no mundo hoje são: China, Coréia do Sul, Índia, Arábia Saudita e Taiwan. No Brasil, o navegador é utilizado por quase 3% dos internautas.