Tecnologia

Mercado de computadores cresce 4% no terceiro trimestre, diz IDC

Os PCs e notebooks dispararam nas vendas por causa da pandemia há um ano, mas ainda há desequilibro entre oferta e demanda, segundo analistas. Lenovo, HP e Dell lideram o mercado mundial

Notebook: aparelhos dispararam nas vendas desde o início da pandemia de covid-19 (Frederic J. Brown/AFP)

Notebook: aparelhos dispararam nas vendas desde o início da pandemia de covid-19 (Frederic J. Brown/AFP)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 13 de outubro de 2021 às 09h28.

Última atualização em 13 de outubro de 2021 às 11h15.

O mercado global de computadores pessoais cresceu 3,9% no terceiro trimestre de 2021, segundo a consultoria americana IDC. Foram vendidas 86,7 milhões de unidades de PCs, apesar da crise mundial de semicondutores. “A indústria de PC continua a ser prejudicada por desafios de fornecimento e logística e, infelizmente, esses problemas não tiveram muita melhora nos últimos meses”, diz, em nota, Jitesh Ubrani, gerente de pesquisa da IDC.

A chinesa Lenovo foi a fabricante que ficou no topo do ranking de vendas, com 19,77 milhões de unidades vendidas, um crescimento de 3,1%, abaixo do ritmo do mercado. Cerca de 23% do segmento de PCs é dominado pelas vendas da empresa.

As americanas HP e Dell aparecem em segunda e terceira colocação, respectivamente. Enquanto a HP teve queda de 5,8% na comparação anual, a Dell teve um forte crescimento de 26,6% nas vendas no período entre julho e setembro. A Apple ficou em quarto lugar no ranking global de vendas de PCs, enquanto Acer e Asus ficaram em quinto lugar.

Na visão da consultoria, o mercado vive agora uma fase de acomodação após a corrida às compras no ano passado, em razão das medidas sanitárias para conter a propagação da covid-19.

“Depois de um ano de compras em ritmo acelerado, impulsionadas pela mudança para trabalho e aprendizagem remotos, também houve uma desaceleração comparativa nos gastos com PCs, o que causou certa desaceleração no mercado de PCs dos Estados Unidos hoje. No entanto, a oferta permanece claramente atrás da demanda em segmentos-chave com estoque ainda abaixo dos níveis normais”, segundo Neha Mahajan, analista sênior de pesquisa da IDC.

Com base nos dados da IDC e em estimativas, a área de inteligência de mercado da brasileira Tecnologia Positivo projeta um crescimento no mercado mundial de computadores para 2021. Novamente, o nicho deve ter crescimento de dois dígitos, chegando a 12,5% e a um total de 340 milhões de unidades vendidas no mundo, considerando o mercado total.

Podcast EXAME Tech

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresNotebooks

Mais de Tecnologia

Cada vez mais raras: apenas uma startup brasileira se tornou unicórnio em 2024

Robôs de carregamento transformam mercado de veículos elétricos na China

Xangai se consolida como terceiro maior centro global de fintech

Taxa de autossuficiência energética da China fica acima de 80% em 2024