Tecnologia

Maus resultados acarretam troca de comando na Sun

Scott McNealy, um dos fundadores da empresa e que ocupava o cargo, permanecerá apenas como presidente do conselho

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h21.

Jonathan Schwartz foi nomeado como novo CEO da Sun Microsystems, no lugar de Scott McNealy, um dos fundadores da companhia e que ocupava o cargo desde 1984. McNealy permanecerá apenas na presidência do conselho de administração, posto em que está também há 22 anos. Desde abril de 2004, quando foi promovido a presidente e diretor de Operações, Schwartz era o segundo homem da companhia e responsável por alguns dos principais projetos, como a compra da empresa de bancos de dados Storage Tek - um negócio de 4,1 bilhões de dólares.

Embora McNealy e Schwartz prefiram apontar os aspectos positivos da troca de comando, como a bem-sucedida carreira do novo CEO, que ingressou na Sun após ter a empresa que comandava - a Lighthouse Design - comprada pela Sun em 1996, não é possível ignorar que o anúncio ocorreu bem próximo da divulgação de resultados financeiros desfavoráveis no terceiro trimestre fiscal da companhia, encerrado em março. O prejuízo líquido do período foi de 217 milhões de dólares. No acumulado do ano fiscal, o prejuízo já soma 28 milhões.

As receitas cresceram 21%, de 2,63 bilhões de dólares para 3,18 bilhões no mesmo período, impulsionadas por aquisições de novas companhias, segundo o americano The Wall Street Journal. Uma das primeiras tarefas de Schwartz no novo cargo será elaborar o planejamento operacional da empresa para o próximo ano fiscal, que começará em julho. Segundo o executivo, a redução de custos não passará por um corte "dramático" da mão-de-obra da Sun. "Focaremos na exploração agressiva de novas oportunidades de negócio", disse.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

WhatsApp volta atrás e deixa que empresas brasileiras usem IAs para atender clientes

EUA querem ampliar papel das big techs na guerra cibernética

Crianças brasileiras protestam no Roblox contra bloqueio de chat por voz

Com novos aplicativos, Apple quer ser o serviço definitivo dos criadores de conteúdo