Tecnologia

Marinha americana apresenta androide bombeiro

O SAFFiR é capaz de apagar incêndios em embarcações e consegue manipular portas e mangueiras

saffir (Divulgação)

saffir (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2015 às 08h27.

A Marinha dos Estados Unidos apresentou nesta quarta-feira (4) o protótipo de um robô bombeiro, desenvolvido especificamente para apagar incêndios em embarcações.

O Shipboard Autonomous Firefighting Robot (SAFFiR) é um humanoide de 1,77m de altura e 64 kg que consegue andar em superfícies instáveis e manipular portas e mangueiras.

Desenvolvido por engenheiros da universidade Virginia Tech e financiado pela Marinha americana, o SAFFiR é equipado com câmeras estereoscópicas termais e com um sensor laser que permite ao robô se locomover em ambientes com fumaça.

Em uma série de testes realizados em novembro de 2014, o SAFFiR foi capaz de usar imagens térmicas para encontrar um equipamento superaquecido e manipular uma mangueira para extinguir um pequeno incêndio.

O SAFFiR esteve em desenvolvimento nos últimos cinco anos. Os pesquisadores agora querem que ele consiga falar e se locomover de forma mais rápida.

Assista ao vídeo de demonstração do androide bombeiro

Acompanhe tudo sobre:RobóticaINFO

Mais de Tecnologia

Câmera do celular usa IA: como isso muda suas fotos sem você perceber?

Governo dos EUA deve receber US$ 10 bilhões por intermediar acordo de venda do TikTok

YouTube se torna maior empresa de entretenimento do mundo com US$ 62 bilhões em receita

Motorola domina mercado de celulares dobráveis na América Latina, diz IDC