Tecnologia

LG HB966TRW

Esse home theater 4.1 da LG é o primeiro lançado no país com conexões sem fio para transmitir o som para as caixas e o subwoofer. É o fim dos cabos? Ainda não totalmente. As duas torres traseiras de alto-falantes funcionam ligadas por fio a um receptor que precisa de alimentação elétrica. As duas torres […]

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2012 às 14h08.

logo-infolab

Esse home theater 4.1 da LG é o primeiro lançado no país com conexões sem fio para transmitir o som para as caixas e o subwoofer. É o fim dos cabos? Ainda não totalmente. As duas torres traseiras de alto-falantes funcionam ligadas por fio a um receptor que precisa de alimentação elétrica. As duas torres frontais e o subwoofer possuem receptor wireless embutido, mas também exigem fonte de energia. Contando a unidade central com o leitor de Blu-ray 3D, Wi-Fi embutido e conexões de áudio e vídeo, o aparelho precisa de cinco tomadas. A falta da caixa de som central para a voz, comum em sistemas 5.1, não prejudica. Nos testes do INFOlab, ele apresentou potência e qualidade de som muito boas. Os graves do subwoofer ativo causam impacto nas cenas de ação. O modelo também mandou bem na reprodução de arquivos de vídeo pela USB e pela rede. 

 Quantificando a força do HB966TRW, temos quatro caixas de 200 watts auxiliadas por um subwoofer que tem seu próprio amplificador de 200 watts. A caixa responsável pelos graves é especialmente potente, o que aumenta a sensação de envolvimento nas cenas dos filmes. Um cômodo de tamanho médio é facilmente inundado com o som desse home theater, apesar do número relativamente reduzido de caixas.

A seleção de portas cobre tudo aquilo que se espera de um sistema de som avançado, incluindo algumas surpresas positivas. Vale destacar novamente que o Wi-Fi já vem embutido no player, enquanto boa parte da concorrência depende de adaptadores. Outro diferencial é a presença de um par de entradas de áudio P10, para plugar microfones e instrumentos musicais. Se nos esforçarmos para encontrar um defeito, podemos dizer que o HB966TRW poderia ter mais do que uma entrada USB. No entanto, boa parte dos home theaters que incluem um número maior de portas desse tipo deixam a USB extra reservada para o adaptador Wi-Fi, logo a LG não está necessariamente atrás da concorrência nesse ponto. 

 De resto, a principal saída de vídeo é uma HDMI 1.4. Além de exportar sinal de vídeo 3D, essa conexão faz as vezes de entrada de áudio graças ao ARC, diminuindo assim a quantidade de cabos que o HB966TRW utiliza. Para os mais conservadores, a LG também incluiu uma saída de vídeo componente e outra de vídeo composto. As entradas de mídia mais relevantes são as duas HDMI 1.4. Já o sinal de áudio tem entradas dedicadas na forma de uma P2, uma RCA estéreo e uma óptica. Há ainda uma dock de 30 pinos para os aparelhos da Apple e uma porta ethernet para quando a rede sem fio não for o suficiente.

 O HB966TRW tem um suporte relativamente abrangente de codecs e containers de vídeo e áudio. Forçamos o prédio inteiro a ouvir o Guns N’ Roses de antigamente em MP3, WAV, M4A e WMA. Também conseguimos reproduzir filmes em DivX, Xvid, MKV, MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4 e TP pela porta USB. O fomato WMV também rodou, mas em uma resolução inaceitável: 320 x 240. Pela rede, a lista foi um pouco menor: MP4, AVI, MKV, MPEG1, MPEG2, XviD e DivX. O aparelho exibiu todas as legendas SRT com boa legibilidade. 

 Seguindo a tendência atual de integrar equipamentos de mídia com a internet, a LG abriu a possibilidade de baixar aplicativos para o HB966TRW. No entanto, previsivelmente, a oferta de programas é extremamente escassa. Outro recurso que falta nesse home theater é o calibrador automático, mas pelo menos há um software que ajuda o usuário em cada passo da instalação das caixas. 

 Como sugerimos no início desta resenha, o HB966TRW não é tão fácil de instalar quanto o receiver wireless pode fazer parecer. Ele é um sistema de som bem flexível, mas só se você tem uma sala cheia de tomadas. Contudo, nem esse cenário favorável muda o fato de que todos aqueles cabos de energia ficarão espalhados pela sua casa. Outra característica de que sentimos falta foi a ausência de identificação nos cabos do aparelho. Esse é um tipo de conveniência simples que evitaria confusões durante a instalação.

Ficha técnica

DriveBlu-ray 3D
Saídas1 HDMI, 1 vídeo componente, 1 composto
Entradas2 HDMI, 1 óptica, 1 RCA estéreo, 1 P2 , 2 P10
Áudio4.1
Potência 1000 W
ConexõesUSB, Dock para iPod ,Ethernet, Wi-Fi

Avaliação técnica

PrósSom excelente; subwoofer ativo; caixas de som sem fio; suporte abrangente a codecs de vídeo e áudio; conectividade adequada;
ContrasOcupa um total de cinco tomadas;
ConclusãoA transmissão de som sem fio perde um pouco da sua praticidade quando se observa quantas fontes de energia o HB966TRW exige; não obstante, ele é um excelente sistema de som;
Média8.5
PreçoR$ 4999
Acompanhe tudo sobre:3DHome theatersLG

Mais de Tecnologia

Engenheiro brasileiro cria moto elétrica projetada para o Brasil e custando R$ 24.990

Meta enfrenta novos desafios regulatórios na União Europeia com serviço de assinatura

Pacientes se consultam com hologramas em hospital no Texas

Mais na Exame