Tecnologia

Lamborghini cria carro com assistente de voz da Amazon

Alexa chega ao veículo de luxo da montadora italiana

Lamborghini: montadora apresentou carro com com Alexa na CES 2020 (Lucas Agrela/Site Exame)

Lamborghini: montadora apresentou carro com com Alexa na CES 2020 (Lucas Agrela/Site Exame)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 9 de janeiro de 2020 às 17h38.

Las Vegas - A montadora italiana Lamborghini traz ao veículo de luxo Huracan Evo 2020 a assistente de voz da Amazon, chamada Alexa. Apresentado na CES 2020, a maior feira de eletrônicos de consumo do mundo, o carro poderá obedecer a comandos de voz para controlar a temperatura do ar condicionado, trocar de música ou de estação de rádio e ativar ou desativar os aquecedores de assentos.

A proposta em trazer a Alexa para o Huracan Evo, que custa mais de 200 mil dólares, é oferecer mais segurança e comodidade aos motoristas, que não precisarão tirar as mãos do volante para controlar recursos do veículo. Apesar da possibilidade de interagir com o automóvel por meio da voz, os botões de controle comuns permanecem no painel.

A Amazon busca levar a Alexa para diversos dispositivos, com as caixas de som da linha Echo e aplicativos para smartphones com sistema Android e iPhones. Nos carros, a empresa buscam, também, colocar a assistente de voz em modelos elétricos da montadora americana Rivian, concorrente da Tesla. Montadoras como Ford, BMW, Toyota e Audi também contam com veículo equipados com a Alexa.

Com a assistente de voz em cada vez mais aparelhos, os consumidores poderão controlar aparelhos conectados às suas contas onde quer que estejam, apenas um com um comando de voz. Em 2019, a Alexa finalmente foi lançada no Brasil, cinco anos depois da estreia no mercado norte-americano. Em seguida, o Google trouxe o Nest Mini ao país, equipado com o Google Assistente, rival da Alexa. Com isso, o mercado brasileiro deve receber mais lançamentos de produtos conectados em 2020.

Acompanhe tudo sobre:AmazonCarrosLamborghini

Mais de Tecnologia

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"

Economia de baixa altitude impulsiona carros voadores e GAC lança GOVY AirJet

China conecta projeto Fotovoltaico pioneiro com geração de 6,9 bilhões de kWh anuais

Às vésperas da posse de Trump, TikTok enfrenta embate jurídico para permanecer nos EUA