Jovens tentam assassinar colega para ‘agradar’ Slender Man, lenda urbana surgida na web

As duas norte-americanas de 12 anos deram dezenove facadas em uma amiga; objetivo, segundo depoimento dado à polícia, era se aproximar da lenda urbana

Duas meninas norte-americanas de 12 anos foram acusadas de tentativa de homicídio após atacarem com facadas uma amiga da mesma idade. Moradoras da cidade de Waukesha, no Wisconsin, ambas estão sendo julgadas como adultas, e podem passar até 65 anos na prisão pelo crime – aparentemente cometido para “agradar” o Slender Man, lenda urbana que circula na internet há anos.

A tentativa de assassinato fora planejada durante meses por Morgan Geyser e Anissa Weier, que convidaram a vítima para passar o dia com elas e comemorar o aniversário de Morgan. Segundo o site de notícias locais Journal Sentinel, no último sábado, o trio foi até um bosque em um parque na cidade, onde as duas acusadas deram dezenove facadas na outra jovem antes de a abandonarem.

Ainda muito machucada, a menina conseguiu se arrastar até uma calçada, onde foi encontrada por um ciclista e levada a um hospital próximo ao parque. De acordo com o jornal local, pelo menos até a noite de segunda-feira, ela estava em condição estável, mas ainda correndo sérios riscos de morte.

O Slender Man – Encontradas algumas horas depois pela polícia enquanto caminhavam à beira da estrada I-94, Morgan e Anissa foram levadas para a delegacia. No depoimento, contaram que a tentativa de matar a outra jovem serviria como forma de demonstrar a dedicação de ambas a uma lenda de internet chamada Slender Man. As duas acreditavam que precisavam cometer um assassinato para se tornar “representantes” da tal criatura e, assim, finalmente conhecê-la – provando a todos que ela, de fato, existia.

O Slender Man, no entanto, está longe de ser real. As acusadas de esfaquear a jovem conheceram a lenda urbana na wiki Creepypasta, dedicada basicamente a reunir histórias de terror criadas e contadas em fóruns internet afora. Segundo o site – cujo nome é o mesmo dado às historias de terror criadas na internet –, a criatura lembra um homem alto, magro, de terno e sem rosto, e é capaz de se teletransportar, deixar pessoas paranoicas, esticar ou encurtar os braços e usar tentáculos escondidos para matar.

De acordo com a enciclopédia de virais Know Your Meme, o nome do mito apareceu pela primeira vez em uma espécie de concurso de montagens organizado pelo site Something Awful em 2009. A partir de então, a popularidade da lenda cresceu: no mesmo ano, "Marble Hornets", o primeiro trabalho considerável envolvendo o Slender Man, foi lançado no YouTube. A série, que contava a história de um homem perseguido pela criatura de forma parecida com "A Bruxa de Blair", foi postada em capítulos na rede ao longo dos meses seguintes.

Fora os outros conteúdos em vídeo inspirados pela lenda, o Slender ainda rendeu (e rende) fanarts de todos os tipos compartilhadas em sites como Reddit e 4Chan, além de jogos como o popular “Slender: The Eight Pages” lançado em 2012. A lenda também aparece, de certa forma, em Minecraft, representada pelo monstro Enderman.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.