Tecnologia

iTunes da Samsung é destaque no Galaxy S III

O smartphone Galaxy S III estreou hoje, na Europa, com o Samsung Music Hub, serviço de música via internet que compete com o iTunes, da Apple

A Samsung deve começar a vender o Galaxy S III no Brasil dentro de alguns dias (Reprodução)

A Samsung deve começar a vender o Galaxy S III no Brasil dentro de alguns dias (Reprodução)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 29 de maio de 2012 às 14h43.

São Paulo — A Samsung, a empresa que melhor tem conseguido enfrentar a Apple nos mercados de smartphones e tablets, começa a competir com a turma da maçã também na venda de música via internet. O novíssimo smartphone Galaxy S III, que começou a ser vendido hoje na Europa, tem acesso ao Samsung Music Hub, serviço de música que compete com o iTunes.

O serviço da Samsung, que agora chega à Europa, foi lançado na Austrália no ano passado. Lá, ele funciona por assinatura, o mesmo modelo adotado por concorrentes como Spotify e Rdio (chamado de Oi Rdio no Brasil). O usuário paga o equivalente a 26 reais por mês para ter acesso a 3 milhões de músicas via streaming.

As músicas podem ser ouvidas no computador, no smartphone, no tablet, em televisores inteligentes da Samsung e em outros aparelhos domésticos compatíveis. Segundo o jornal britânico The Telegraph, a versão europeia do Music Hub tem 19 milhões de músicas e também vende faixas avulsas. O preço da assinatura mensal, no Reino Unido, equivale a 31 reais.

O serviço também inclui um recurso similar ao iTunes Match, da Apple. Se a pessoa já tem alguma música em seu computador ou smartphone, pode ouvir a mesma música por streaming sem que seja necessário transferi-la para o servidor. Numa entrevista ao Telegraph, TJ Kang, vice-presidente sênior da Samsung, diz que a empresa tem planos para liberar um app do Music Hub para iPhone e iPad.


Isso daria, aos usuários dos dispositivos da Apple, acesso ao serviço da Samsung. A Apple certamente não vai ficar feliz vendo a concorrente se instalar em plena App Store. Mas a empresa da maçã aprovou o app do Spotify para iPhone, assim como o do Rdio. Assim, não é impossível que ela aprove também o do Music Hub.

O Galaxy S III deve chegar ao Brasil dentro de alguns dias. As principais operadoras já iniciaram o cadastro prévio dos interessados em comprar o smartphone, que deverá custar por volta de 2 mil reais. Com uma bela tela de 4,8 polegadas, esse celular é maior que os smartphones típicos e menor que um tablet, o que o permite situá-lo na nascente categoria dos phablets, os aparelhos intermediários.

Além de um potente processador com quatro núcleos, o Galaxy S III, que roda o sistema Android, traz uma série de recursos inovadores. Há, por exemplo, uma função que verifica se o usuário está olhando para a tela. Se estiver, ela evita que o smartphone se desligue automaticamente depois de algum tempo inativo. Assim, a pessoa não precisa ficar tocando periodicamente na tela para manter o aparelho ligado enquanto lê um texto longo, por exemplo.

Mas não é certo que os aparelhos vendidos no Brasil tenham acesso ao Music Hub, já que os acordos que a Samsung fez com as gravadoras na Europa podem não valer aqui. A loja iTunes, da Apple, só foi aberta para os brasileiros neste ano, nove anos depois de ela ter sido inaugurada nos Estados Unidos. Outras empresas – como Amazon, Google e a própria Spotify – até hoje não trouxeram seus serviços de música para o Brasil.

Acompanhe tudo sobre:AndroidArteEmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaEntretenimentoGalaxyGoogleIndústria da músicaIndústria eletroeletrônicaMúsicaSamsungSmartphones

Mais de Tecnologia

ServiceNow lida com crise e saída de COO em meio a expectativas de balanço positivo

CrowdStrike dá vale-presente de US$ 10 a funcionários que resolveram apagão cibernético

CEO do Spotify confirma que assinatura "deluxe" com áudio de alta fidelidade chegará em breve

CrowdStrike: o bug em mecanismo de segurança que causou o apagão cibernético

Mais na Exame