iPad perdeu 14% de participação para o Android no 3º tri

Com 55% do mercado de tablets, Apple atinge menor percentagem desde o lançamento do iPad em 2010

São Paulo – A Apple continua firme na liderança do mercado de tablets, segundo números divulgados nesta terça-feira pela consultoria ABI Research. Com 55% de participação, porém, a maçã não tem motivos para comemorar: de acordo com a consultoria, a percentagem é a menor já registrada pela Apple desde o lançamento do iPad em 2010.

No trimestre passado, o tablet da Apple registrava 69% de participação. A queda, de 14%, é atribuída à ascensão das vendas de tablets que rodam o sistema operacional do Google. O Android está hoje presente em 44% dos dispositivos vendidos.

O segundo lugar, por exemplo, está nas mãos da arquirrival da maçã, a Samsung. A terceira posição é ocupada pela Amazon e, na quarta, está a ASUS, que fabrica os tablets Nexus, vendidos pelo Google.

Ainda líder, o futuro da Apple, contudo, não será fácil. “Com o lançamento do iPad mini, a Apple reconheceu o poder do Google no que diz respeito aos tablets de 7 polegadas”, explicou Jeff Orr, diretor da ABI.

Mas, ao mesmo tempo em que marca sua presença nesta categoria, notou o executivo, a empresa falhou em não entregar uma experiência significativa aos seus consumidores, em termos de inovações e também de preço.

Já em relação aos tablets equipados com Android, tudo indica que continuarão crescendo com fôlego. “Como sistema operacional favorito da maioria das fabricantes, esperamos que o ecossistema Android siga crescendo em números: novas marcas, novos modelos e cada vez mais desenvolvedores aptos a lançarem apps para o sistema”, finaliza Orr. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.