EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h23.
O varejo online de bens de consumo pode movimentar até 3,5 bilhões de reais no Brasil em 2005 e influenciar diretamente decisões de compra envolvendo outros 15 bilhões de reais. A constatação é de estudo realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.
A soma de vendas diretas a negócios influenciados pelo meio online -- 18,5 bilhões de reais equivale a 10% do total das vendas do varejo no país.
Segundo Cid Torquato, diretor executivo da entidade, para cada transação realizada de forma eletrônica, a internet é diretamente responsável por pelo menos quatro negócios fechados em outros canais, inclusive presenciais, como lojas e supermercados. Nos Estados Unidos essa relação é de nove negócios influenciados pela internet para cada transação fechada online.
Para Torquato, os dados reforçam a necessidade de as empresas investirem mais em publicidade e marketing pela internet. Os gastos publicitários em internet no Brasil são de 250 milhões de reais por ano, cerca de 1,6% do total do bolo publicitário.