Tecnologia

Apresentado por CNI

Jornada Nacional da Inovação conecta indústria e empreendedores pelo país

Iniciativa percorre mais de 50 cidades para identificar oportunidades e desafios da inovação industrial brasileira

Jornada Nacional da Inovação: iniciativa percorrerá mais de 50  cidades brasileiras até março do próximo ano, conhecendo inovações brasileiras (CNI/Divulgação)

Jornada Nacional da Inovação: iniciativa percorrerá mais de 50 cidades brasileiras até março do próximo ano, conhecendo inovações brasileiras (CNI/Divulgação)

EXAME Solutions
EXAME Solutions

EXAME Solutions

Publicado em 19 de dezembro de 2025 às 17h31.

A inovação está em toda parte, mas o conhecimento sobre ela ainda é fragmentado. Contribuir para essa missão é um dos objetivos da Jornada Nacional da Inovação da Indústria, projeto realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Sebrae.

A iniciativa, iniciada em julho, percorrerá mais de 50 cidades brasileiras até março do próximo ano, conhecendo inovações brasileiras, identificando demandas e conectando os principais agentes da inovação.

Ao final do percurso, o conhecimento será consolidado em um relatório e em propostas que serão apresentadas no Congresso Nacional de Inovação, marcado para os dias 25 e 26 de março de 2026, em São Paulo.

“Estamos construindo um verdadeiro mapa da inovação do Brasil, mostrando o potencial de cada região e o que as empresas mais precisam”, afirma Carlos Alberto Bork, superintendente de Projetos de Inovação da CNI. “Nesse processo, estamos conversando com milhares de empresas e conhecendo a fundo o que se faz de mais inovador no país.”

Em cada cidade, a Jornada segue um roteiro definido. Pela manhã, ocorrem dois painéis — um sobre transformação digital e outro sobre transformação ecológica —, com quatro painelistas de empresas de diferentes portes.

O público, formado por empreendedores e empresários locais, participa ativamente com perguntas e contribuições. À tarde, são realizados workshops sobre gestão da inovação e acesso a programas de fomento e financiamento.

O foco recai sobre empresas envolvidas nas transições verde e digital, pilares da política Nova Indústria Brasil, lançada pelo governo federal em 2024.

“A Jornada Nacional da Inovação é uma forma concreta de transformar as diretrizes da Nova Indústria Brasil em ações”, diz Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae. “O programa define missões estratégicas — como descarbonização, digitalização e fortalecimento das cadeias produtivas —, e a Jornada leva essa agenda à prática, mobilizando os atores locais da indústria e da inovação.”

De agosto a novembro, a Jornada passou pelos estados do Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Os desafios relatados pelos empresários são semelhantes: acesso a crédito e fomento, infraestrutura, Custo Brasil e burocracia aparecem entre as principais preocupações.

Ao mesmo tempo, o evento cria oportunidades de negócios e conexões. “Durante a Jornada, conversamos com grandes empresas, marcamos reuniões e melhoramos um contrato que já tínhamos com um cliente”, conta Guilherme Zimmermann, fundador da Organa Biotech, de Joinville, onde o evento ocorreu em 29 de julho. A empresa oferece soluções para o tratamento e a compostagem de resíduos orgânicos de clientes como a Schulz Automotiva, a Docol e o Porto de Itapoá.

A Jornada também chamou atenção para o Prêmio Nacional da Inovação, que reconhecerá negócios de destaque em diversas áreas no Congresso de Inovação, em março. “Estamos conhecendo empresas fantásticas, que muitas vezes já exportam seus produtos e soluções, mas ainda são pouco conhecidas em suas próprias regiões”, afirma Bork. É mais um passo para encurtar o caminho entre a inovação e o mercado.

Acompanhe tudo sobre:branded-content

Mais de Tecnologia

Grupo Smart Fit aposta em app único para expandir rede de estúdios

WhatsApp prepara recurso de segurança para menores no Brasil

Spotify vai vender livros físicos para competir com Amazon

EXCLUSIVO: Ministério de Minas e Energia foi invadido e espionado por grupo hacker asiático