Tecnologia

Alimentos estão mais caros e a culpa (também) é do clima

São Paulo - Tomate, pão, leite… Muitos são os alimentos que, em 2013, encareceram as compras dos brasileiros. Entre outros fatores, o aumento dos preços tem relação...

clima (grafixer/Creative Commons)

clima (grafixer/Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h26.

São Paulo - Tomate, pão, leite… Muitos são os alimentos que, em 2013, encareceram as compras dos brasileiros. Entre outros fatores, o aumento dos preços tem relação com eventos extremos do clima, que já podem ser reflexo das mudanças climáticas globais.

Especialistas chamam o fenômeno de inflação climática. Isso porque os eventos extremos do clima – como enchentes, secas, ondas de calor e tornados – atingem a agricultura, diminuem as safras e, consequentemente, impactam o preço dos alimentos. O encarecimento do pão, por exemplo, é reflexo da baixa produção do trigo, causada pelo aumento da temperatura. Já o leite é prejudicado pela seca.

O mundo já sofreu dois grandes picos de inflação climática – o primeiro em 2006 e o segundo, mais intenso, em 2011 – e, até hoje, não se recuperou.  Segundo a ONU, os preços dos alimentos ainda estão 80% acima dos índices de 2006, quando ocorreu a primeira alta.

Levando em conta que o valor dos alimentos não responde imediatamente à destruição da safra – entre outros fatores, por conta do estoque agrícola – e que vivemos a década com maior incidência de eventos climáticos extremos, dá para imaginar o que vem por aí…
 
Preparem o bolso! 

 

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalClimaINFOMeio ambienteMudanças climáticas

Mais de Tecnologia

Luxo em Dubai e IA no Texas: como Hussain Sajwani virou o homem de Trump no Oriente Médio

Secom critica decisão de Zuckerberg de remover checagem de fatos dos serviços Meta

CES 2025 bate recorde com mais de 1,3 mil expositores chineses

Nvidia revela menor supercomputador de IA do mundo na CES 2025