Tecnologia

Impressora 3D CubeX Duo

A Impressora 3D CubeX Duo é um aparelho voltado para o uso doméstico ou para profissionais (um primeiro contato com impressão 3D), apesar do seu relativo alto custo. Ela pode ser usada para criar peças tridimensionais a partir de projetos criados em softwares de modelagem. Para isso, ela usa rolos de PLA ou de ABS, […]

DR

Da Redação

Publicado em 25 de março de 2014 às 21h27.

logo-infolab

A Impressora 3D CubeX Duo é um aparelho voltado para o uso doméstico ou para profissionais (um primeiro contato com impressão 3D), apesar do seu relativo alto custo. Ela pode ser usada para criar peças tridimensionais a partir de projetos criados em softwares de modelagem. Para isso, ela usa rolos de PLA ou de ABS, que, grosso modo, são filamentos de plástico.

Se bem ajustada, a impressora consegue criar objetos fidedignos em duas ou cores — é preciso indicar qual parte do modelo será de qual cor e depois unir essas fatias (ou o modelo dividido) no modo chamado assembly model. A impressora 3D tem espaço para três cartuchos de filamento, sendo que dois deles ficam posicionados do lado direito e um do lado esquerdo. O comprador escolhe se quer a impressora com uma cabeça de impressão, duas ou com três. No caso do modelo testado pelo INFOlab são duas.

O software que vem com a CubeX Duo é simples e não exige praticamente nenhuma forma de treinamento prévio para o uso. Basta abrir um modelo nos formatos compatíveis, cujo principal é STL, ajustar a proporção e mandar gerar o modelo. 

http://videos.abril.com.br/info/id/770e2e4115de56e5cd32a08307679d05

Como em todos os equipamentos dessa categoria, a criação das peças é uma tarefa um tanto demorada (mas mais rápida que processos tradicionais mecanizados ou manuais). Vale notar que o tempo desse processo varia de acordo com as especificações do projeto. Por exemplo, um objeto oco será feito mais rapidamente do que um sólido, já que a impressão é feita por camadas. Nos testes do INFOlab, foi possível imprimir um dado oco de brinquedo, um pouco menor do que uma caixa de fósforos, em pouco mais de duas horas. Já um chaveiro oco da cabeça do Darth Vader, o vilão de saga cinematográfica Star Wars, ficou pronto em não mais do que 40 minutos.

Um fato importante de se mencionar é que o aparelho possui um chip que identifica os filamentos usados para a impressão. Eles precisam ser da 3D Systems para evitar dados ao equipamento. Para realizar a impressão, o aparelho esquenta um fio de plástico PLA ou ABS a uma temperatura de, no máximo, 280°C.

A CubeX Duo tem um design simples, em um formato quadro, e parece ser uma versão melhorada do produto da Bits From Bytes, uma empresa que pertence à 3D Systems.

O aproveitamento dos filamentos de impressão é bom, desde que a base esteja bem ajustada. A cabeça de impressão precisa estar perto da base — que se movimenta para que o material seja impresso (eixo Z). A base em que são impressas as peças é presa por um apoio magnético, o que torna a impressão mais segura, mas, ainda assim, ela pode ser facilmente removida.

Em termos de compatibilidade, o equipamento trabalha com modelos no formato STL, os quais devem ser convertidos para .CUBEX antes de serem impressos. Ele consegue trabalhar com modelos até 500 GB sem problemas (segundo o FAQ do produto). A leitura dos projetos é um pouco lenta, mas nada que incomode o usuário. O envio do arquivo para a impressora pode ser feito via USB (direto ou pen drive) ou via Wi-Fi. 

A impressora vem com uma maleta com algumas ferramentas destinadas a manutenção da impressora ou ferramentas para retirar a peça da base e dar acabamento.São elas:

- Três chaves de parafusos hexagonais de diferentes tamanhos;
- Alicate;
- Placa metálica;
- Chave torx;
- Chave allen;
- Borrachas para desobstruir tubulação de material;
- Licha.

A impressão 3D tem aplicação em diversos segmentos da indústria. A impressora 3D CubeX Duo pode ser uma boa ferramenta de apredizagem para arquitetos, engenheiros civis, dentistas e designers de produtos em geral — sem esquecer dos entusiastas que querem concretizar seus moldes 3D. Mas vale ressaltar que é um produto de prototipagem e não produto final, embora dependendo do uso pode ser encarado desta forma. 

O aparelho, no geral, é uma boa opção para quem busca uma impressora 3D com bastante fidelidade de impressão no mercado nacional. No Brasil, o equipamento é distribuído pela Robtec e custa 15.490 reais.

Ficha técnica

TecnologiaExtrusão (plástico derretido)
Dimensões máximas do modelo27,5 x 26,5 x 24,0
Peso (Kg)37 kg

Avaliação técnica

PrósPrecisão e volume de impressão. Possibilidade de três cabeças de impressão.
ContrasAjustes são requeridos para evitar perda excessiva de material. Software de impressão poderia ter mais opções.
ConclusãoBom aparelho para uso doméstico voltado à aprendizagem ou criação de pequenos projetos
Impressão8,5
Velocidade7,2
Compatibilidade8,0
Design7,7
Média8.0
PreçoR$ 15.490
Acompanhe tudo sobre:3D

Mais de Tecnologia

TikTok passa a testar vídeos de 60 minutos e acirra disputa com YouTube

Como tirar o online do WhatsApp no Android? Confira o tutorial no app

Como escanear documentos no seu smartphone sem instalar nada

Como descobrir uma fonte a partir da imagem pela internet

Mais na Exame