Tecnologia

HP terá novo presidente no Brasil

Em novembro, Carlos Ribeiro será substituído por Mário Anseloni, que atuava como vice-presidente comercial

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h43.

Após 31 anos de casa - oito deles como presidente -, Carlos Ribeiro deixará a subsidiária nacional da Hewlett-Packard (HP). A partir de 1º de novembro, o executivo será substituído por Mário Anseloni, que atuava como vice-presidente comercial.

Segundo Rui Costa, vice-presidente e diretor geral da HP para a América Latina e o Caribe, a decisão de deixar o cargo partiu do próprio Ribeiro, que comunicou sua intenção há cerca de um ano. A partir daí, iniciou-se um cuidadoso trabalho de seleção para buscar seu substituto. Na etapa final, Anseloni, de apenas 39 anos, disputou a posição com outros dois executivos.

Ribeiro, de 54 anos, garante que sua saída é uma decisão de caráter estritamente pessoal. "Não buscarei colocação em qualquer outra empresa. Meus filhos cresceram e saíram de casa, agora quero morar no interior e ter uma vida mais tranqüila", diz. O executivo afirma que talvez abra um pequeno negócio próprio, mas preferiu não entrar em detalhes. "Não estou me aposentando, mas estou mudando de atividade."

Anseloni assume com um discurso de dar continuidade ao trabalho de Ribeiro. "Meu desafio é manter o rimo de crescimento", diz. O executivo afirma que vai brigar pela liderança do mercado de produtos e serviços de tecnologia para grandes empresas, no qual a HP detém a segunda posição no Brasil, atrás da IBM.

Segundo Ribeiro, a subsidiária nacional da HP bateu suas metas de crescimento nos últimos 12 trimestres. Os números da operação nacional não são revelados, mas analistas estimam que a HP fature aproximadamente 4 bilhões de reais por ano no Brasil.

Anseloni assume em um momento conturbado da HP mundial, cuja imagem foi arranhada por um escândalo interno que envolveu a espionagem de membros da diretoria. Apesar disso, a empresa vive uma lua-de-mel com o mercado desde que o atual executivo-chefe e presidente do conselho, Mark Hurd, assumiu o comando da companhia, no início de 2005. Nos últimos meses, a HP vem apresentando sólidos resultados financeiros e ganhando participação de mercado em diversas unidades de negócios.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Influencers mirins: crianças vendem cursos em ambiente de pouca vigilância nas redes sociais

10 frases de Steve Jobs para inspirar sua carreira e negócios

Adeus, iPhone de botão? WhatsApp vai parar de funcionar em alguns smartphones; veja lista

Galaxy S23 FE: quanto vale a pena na Black Friday?