Acompanhe:

HD externo Adata DashDrive Elite

O Adata DashDrive Elite HE720 é um HD externo refinado. Isso vale não só para o design do produto, mas também para o seu desempenho. Um dos mais finos da categoria, ele tem apenas 8,9 milímetros de espessura, algo que favorece a mobilidade do acessório no dia a dia, não ocupando muito espaço na mochila. Há […]

Modo escuro

Continua após a publicidade
D
Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2014 às, 20h37.

logo-infolab

O Adata DashDrive Elite HE720 é um HD externo refinado. Isso vale não só para o design do produto, mas também para o seu desempenho. Um dos mais finos da categoria, ele tem apenas 8,9 milímetros de espessura, algo que favorece a mobilidade do acessório no dia a dia, não ocupando muito espaço na mochila. Há versões com 500GB e 1TB de armazenamento.

A velocidade de transferência de dados é alta, já que sua conexão é USB 3.0. Nos testes do INFOlab, a velocidade máxima de escrita foi de 116,9 MB/s, atingida durante a gravação de apenas um arquivo de 3,39GB que foi finalizada em apenas 29 segundos. A taxa de leitura de dados também é de 116,9 MB/s.

Já o software de benchmark HD Tune Pro registrou os seguintes valores:

- Média de leitura: 92,5 MB/s e tempo de acesso de 17,7 milisegundos;
- Média de escrita: 89,6 MB/s e tempo de acesso de 19,8 milisegundos.

Algo interessante é que o DashDrive Elite HE720 tem um botão dedicado ao backup (cópia de segurança de arquivos da sua máquina). O recurso funciona por meio de um software chamado de Adata Sync. Infelizmente, o programa funciona apenas em computadores com sistema Windows, ou seja, no Mac ele não faz nada  — mas é possível gravar e ler arquivos no HD se estiver com a formatação apropriada para o sistema da Apple. A aplicação permite selecionar quais pastas serão copiadas e onde elas serão gravadas no HD externo. Existem opções de backup, restauração e sincronia. Com o simples gesto de pressionar o botão, o acessório executa as opções configuradas.

Vale notar que o gadget foi lançado em 2012, mas chegou ao Brasil recentemente. Entretanto, especialmente no quesito visual, o produto é campão: ele venceu a premição IF Design Award. A construção da carcaça do DashDrive Elite HE720 é em aço inoxidável escovado, com uma faixa cromada no centro. No entanto, não há nada de novo quanto ao formato, ele se parece com um HD externo normal, porém, mais fino do que a média.

O Adata DashDrive Elite HE720 pode ser uma ótima escolha para quem precisa transferir arquivos com frequência e busca um aparelho com bom design. Entretanto, apesar do acabamento em aço, assim como a maioria dos HDs, a sua fragilidade pode ser um problema. Todavia, o INFOlab não enfrentou problemas com esse produto durante o período de testes.

Fora isso, o recurso de backup também é ótimo para a usabilidade do gagdet, facilitando o momento de fazer cópias de segurança de arquivos importantes — algo especialmente importante para quem trabalha com edição de vídeo. Vale notar que quem precisa de ainda mais portabilidade sem abrir mão da alta velocidade de transferência de dados pode optar por produtos menores, como o SanDisk Extreme Pro USB 3.0 Flash Drive, um SSD portátil de 128GB que tem o tamanho de um pen-drive e custa 899 reais.

Ficha técnica

ConexãoUSB 3.0
Média de escrita92,5 MB/s
Média de leitura92,5 MB/s
Dimensões11,7 x 7,9 x 0,89mm

Avaliação técnica

PrósAcabamento impecável e boa velocidade
ContrasSoftware de backup só funciona no Windows
ConclusãoBom HD portátil para quem precisa fazer backups com frequência
Interface8,0
Velocidade9,1
Capacidade e software7,7
Design8,6
Média8.4
PreçoR$ 540

Últimas Notícias

Ver mais
Por que o Apple Vision Pro pode acabar com o cinema?
Inteligência Artificial

Por que o Apple Vision Pro pode acabar com o cinema?

Há 2 semanas

Humane demite 4% dos funcionários antes de lançar seu AI Pin
Inteligência Artificial

Humane demite 4% dos funcionários antes de lançar seu AI Pin

Há um mês

15 novidades da feira de tecnologia CES 2024
Tecnologia

15 novidades da feira de tecnologia CES 2024

Há um mês

Apple corre para fazer ajustes antes de veto a relógios nos EUA
Tecnologia

Apple corre para fazer ajustes antes de veto a relógios nos EUA

Há 2 meses

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais