Hackers criam alternativa ao Skype com foco na privacidade
Grupo de hackers do fórum 4chan desenvolveu o Tox, um serviço de mensagem instantânea e ligações VoIP com foco em segurança e privacidade
Da Redação
Publicado em 4 de setembro de 2014 às 21h42.
São Paulo - Desde que Edward Snowden revelou o programa de espionagem da agência NSA, grandes empresas de tecnologia precisaram se explicar sobre as denúncias de que estavam sendo permissivas com o acesso aos dados dos clientes.
Pensando numa forma de burlar essa espionagem, um grupo de hackers do fórum 4chan desenvolveu o Tox, um serviço de mensagem instantânea e ligações VoIP com foco em segurança e privacidade.
Para garantir a privacidade dos usuários, o Tox adiciona uma camada de criptografia no serviço de mensagem instantânea e fará a conexão direta entre os usuários, similar ao que ocorre com protocolos P2P (de clientes torrent).
Essa conexão P2P elimina a necessidade de hospedar o Tox em servidores, ou seja, não há armazenamento de dados que possam ser acessados posteriormente por programas de espionagem.
No entanto, o Tox ainda está em fase inicial e precisa ser melhorado. Segundo a revista Wired, alguns bugs acabam travando o programa e ferramentas como bate-papo em grupo ainda precisam ser incluídas.
Além disso, ainda não há um cliente Tox oficial, mas por ser um projeto de código aberto já há algumas aplicações disponíveis como o uTox, que pode ser baixado para testes em sistemas Windows por um breve período — porém, os próprios desenvolvedores alertam para a instabilidade do serviço.
Os desenvolvedores responsáveis afirmam que uma empresa de segurança ainda será contratada para testar a criptografia e certificar que o programa é de fato seguro.
A equipe responsável pelo Tox planeja também lançar aplicativos para as plataformas Windows, iOS, Linux, OS X e Android em breve.
O Tox é mais um projeto de mensageiro instantâneo que pretende ser utilizado como uma sólida ferramenta de privacidade.
Outros projetos como Cryptocat, Invisible.im e BitTorrent Bleep já são utilizados e têm recebido boas críticas dos usuários.