Tecnologia

Governo Federal lança site com registros da ditadura militar brasileira

O público alvo do portal são jovens que não conhecem a história recente do país

ditadura_site (Reprodução)

ditadura_site (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2014 às 15h20.

Em uma iniciativa do Governo Federal junto ao Instituto Vladmir Herzog, foi lançado nesta sexta-feira (5) o portal Memórias da Ditadura, onde o usuário pode encontrar registros relacionados ao período de 1964 a 1985, quando o Brasil viveu sob uma ditadura militar.

A página reúne um vasto conteúdo histórico sobre a época, com documentários, relatos sobre o contexto internacional e um panorama cultural. Outro destaque importante do portal é a área de apoio aos professores, que inclui planos de aula para que o tema seja tratado em sala de aula. 

Segundo Ana Rosa Abreu, diretora de projetos educacionais do Instituto Vladmir Herzog, o foco principal do portal é atingir os jovens que não conhecem o período da ditadura militar. "A plataforma tem uma linguagem fácil, conteúdos interativos e multimídia para trazer uma abordagem diferente do que os livros educacionais oferecem hoje", diz ela em entrevista a INFO.

O portal pode ser acessado via desktop, tablet ou celular e propõe uma reflexão sobre a questão dos direitos humanos durante o período militar. A ideia é conscientizar quem busca informações sobre essa parte da história do país.

Para concretizar o projeto, foi necessária uma equipe de 20 pessoas e nove meses de pesquisa. "Vamos continuar atualizando o site com novas informações do período", afirma Ana.

O Memórias da Ditadura nasceu de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Vlado Educação.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilGovernoINFOInternet

Mais de Tecnologia

Curas 'milagrosas' contra infertilidade inundam as redes sociais

Número de profissionais em cargos de cibersegurança cresceu 4,5% entre 2023 e 2024

Anatel libera ativação do sinal 5G para mais 506 municípios

Intel tem queda de 21,5% no pré-mercado – e deve demitir até 15 mil funcionários

Mais na Exame