Google terá que indenizar mulher que teve decote mostrado no Street View

A justiça do Canadá condenou a empresa a pagar 2 250 dólares para uma mulher que teve 'parte dos seios exposta' no serviço

A justiça de Montreal, Canadá, condenou o Google a pagar 2 250 dólares (o equivalente a 5 543 reais) para uma mulher que teve "parte dos seios exposta" em uma foto do Google Street View.

De acordo com a decisão, Maria Pia Grillo teria sofrido constrangimento indevido ao procurar sua casa no serviço do Google em 2009 e encontrar uma imagem sua com o decote aparente.

Apesar da imagem original (reproduzida pelo tabloide canadense Le Journal de Montréal) ter borrado o rosto de Maria, o resto da fotografia trazia informações suficientes para mostrar que era ela na foto.

Dois anos depois, Maria processou o Google, pedindo que a empresa borrasse o resto de seu corpo, assim como a placa de seu carro e o endereço da casa.

Ela também pediu que o Google pagasse 45 mil dólares por danos emocionais, incluindo depressão e bullying de seus colegas de trabalho.

O Google concordou em apagar o resto da imagem, mas não quis pagar a indenização, afirmando que Maria estava em um lugar público e que não havia indícios claros de que o incidente do Street View tinha relação com seus problemas psicológicos. 

O juiz concordou com a alegação do Google e questionou o fato de Maria ter demorado dois anos para acionar a empresa judicialmente.

Mas a justiça rejeitou o argumento de que Maria estava em um lugar público, afirmando que uma pessoa não rejeita seu direito à privacidade apenas por estar um local em que outras possam vê-la. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.