Tecnologia

Google pode ser alvo de nova investigação antitruste

O domínio que o Google possui do setor de buscas na internet vem atraindo a atenção de órgãos regulatórios como a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC)

Nuvens carregadas sobre Mountain View: o Google pode enfrentar novos processos antitruste (Getty Images)

Nuvens carregadas sobre Mountain View: o Google pode enfrentar novos processos antitruste (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2011 às 16h49.

São Paulo — A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) deve estudar, nas próximas semanas, a possibilidade de envolver o Google em mais uma investigação antitruste. O motivo seria o domínio da companhia no mercado de buscas na internet, afirmou a agência Bloomberg nesta terça-feira. A decisão depende apenas das conclusões do Departamento de Justiça do país, que atualmente analisa a opção de contestar a recente aquisição da ITA Software pelo próprio Google, que custou cerca de 700 milhões de dólares.

A FTC e o Departamento da Justiça dividem a responsabilidade pela investigação de casos antitruste, e podem negociar sobre qual deles deve receber maior prioridade. O controle da companhia no mercado das buscas vem atraindo interesse renovado das autoridades regulatórias em todo o mundo. Desde novembro de 2010, a Comissão Europeia investiga a gigante da tecnologia por violar leis relacionadas à competição no setor.

Na última segunda-feira, o co-fundador do Google, Larry Page, assumiu a presidência da empresa no lugar do veterano Eric Schmidt. Além de estudar estratégias para lidar com rivais como a Microsoft e o Facebook, o engenheiro de software nascido nos Estados Unidos deverá desviar sua atenção para questões políticas, que podem afetar o desempenho de sua empresa em outros países.

Acompanhe tudo sobre:BuscaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleProcessos judiciaisTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

WhatsApp volta ao normal depois de parar de funcionar em vários países

Pequim anuncia plano para avanço em inteligência incorporada

WhatsApp fora do ar? App de mensagens apresenta instabilidade nesta sexta-feira

Google faz novos cortes de funcionários e atinge setores de IA, Cloud e segurança