Tecnologia

Google lança Android 10 Go, versão mais leve do sistema operacional

Configuração é adequada para smartphones com especificações técnicas mais modestas

Android Go: versão mais leve do sistema operacional do Google já está disponível para download (SOPA Images/Getty Images)

Android Go: versão mais leve do sistema operacional do Google já está disponível para download (SOPA Images/Getty Images)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 24 de setembro de 2019 às 11h00.

Última atualização em 24 de setembro de 2019 às 11h00.

São Paulo – O Google anunciou a versão Go do Android 10. A configuração mais leve é adequada para smartphones com especificações técnicas mais simples e que podem apresentar lentidão com o sistema operacional tradicional. A atualização já está sendo liberada para download de forma gradual.

Desenvolvida com tecnologia Adiantum, a plataforma é indicada para celulares com no máximo 1,5 GB de memória RAM. Para efeito de comparação, o flagship Galaxy S10 Plus foi lançado neste ano em versões com 8 GB e 12 GB de memória RAM.

A configuração mais leve do sistema operacional do Google permite que smartphones mais simples possam rodar jogos e vídeos sem apresentar lentidão ou travamentos. Ou, pelo menos, funcionem de forma mais lisa do que com a versão tradicional.

Para fazer isso, a plataforma é consideravelmente mais simples do que a tradicional. A Galeria de fotos, por exemplo, conta com menos funções e foi otimizada para ocupar apenas 10 MB de espaço interno do aparelho.

Nas novidades, destaque para a combinação do uso de inteligência artificial com leitura em voz alta no Google Lens. O aplicativo utiliza a câmera do smartphone para identificar um objeto e, então, o descreve para o usuário.

Acompanhe tudo sobre:AndroidGoogleSistemas Operacionais

Mais de Tecnologia

Agentes de compra com IA: o que são e como funcionam os assistentes que compram por você

Microsoft anuncia aumento de preços de consoles Xbox pela 3ª vez em 13 meses

BDX anuncia primeira bolsa de dados do Brasil para empresas negociarem informações como ativo

Apple aumenta preços de Mac, iPad e Vision Pro — e culpa a corrida da IA