Exame Logo

Google firma parceria com montadoras para carro autônomo

O Google iniciou discussões com montadoras e fornecedores para levar carros autônomos ao mercado em 2020

Protótipo do carro autônomo do Google: fabricantes incluem General Motors, Ford, Toyota, Daimler e Volkswagen (AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2015 às 18h14.

Detroit - O Google iniciou discussões com a maioria das principais montadoras do mundo e criou uma equipe de fornecedores para acelerar esforços para levar carros autônomos ao mercado em 2020, disse nesta quarta-feira um alto executivo.

"Seria negligente não falar com os maiores fabricantes de automóveis. Eles têm muito a oferecer", disse Chris Urmson, diretor do projeto de carro autônomo do Google, em entrevista antes de falar em uma conferência do setor.

Esses fabricantes incluem General Motors, Ford, Toyota, Daimler e Volkswagen.

"Para nós, chegar e dizer que podemos fazer melhor, seria arrogante", disse Urmson. O Google não determinou se vai construir seus próprios veículos autônomos ou atuar mais como fornecedora de sistemas e software para as montadoras.

Os protótipos dos carros do Google, declarou, foram construídos em Detroit pela empresa de engenharia Roush.

A expectativa de Urmson é que os primeiros veículos totalmente autônomos estejam prontos para produção em cinco anos, refletindo o ponto de vista expresso no dia anterior por outro empresário do Vale do Silício, Elon Musk, presidente-executivo da Tesla.

Musk falou na véspera na conferência Automotive News World Congress acreditar que a falta de regulamentação federal sobre carros autônomos atrase a introdução até 2022 ou 2023.

Urmson, no entanto, disse que seus colegas do Google "não viam quaisquer obstáculos regulatórios específicos." O Google tem conversado com a agência reguladora rodoviária norte-americana desde o início do projeto, disse Urmson.

"A pior coisa que poderíamos fazer é surpreendê-los." Urmson disse que o Google está desenvolvendo e refinando sistemas e componentes com fornecedores de autopeças como Continental, Robert Bosch, ZF e LG Electronics.

Os protótipos dos carros do Google usam microprocessadores feitos por Nvidia, fabricante de chips que também é fornecedora da Mercedes-Benz e de outras montadoras.

São Paulo -- Nesta semana, o Google apresentou o protótipo de seu carro. Ele não tem volante, pedais, câmbio e nem motorista. Repleto de sensores e câmeras, o carro é o primeiro automóvel autônomo sem volante do mundo. Conheça mais detalhes do carrinho nas próximas dez imagens.
  • 2. Demonstração

    2 /10(Reprodução/YouTube)

  • Veja também

    O carro do Google em funcionamento. O visual dele é bem simpático e simples. Ele é cheio de sensores e câmeras que fazem o reconhecimento do ambiente enquanto o carro se movimenta.
  • 3. Sem chave

    3 /10(Reprodução/YouTube)

  • Não foram dados muitos detalhes sobre  funcionamento do carro. Pelo vídeo do Google, ele tem dois botões no seu interior. Um prateado e pequeno (que deve ser o responsável por dar a partida) e outro grande e vermelho (que deve ser um botão de emergência, para parar o veículo).
  • 4. Elétrico

    4 /10(Reprodução/YouTube)

    Além de ser completamente autônomo, o carro do Google ainda esbanja mais tecnologia. Ele é completamente elétrico e, por isso, amigável ao meio ambiente.
  • 5. Conceito

    5 /10(Reprodução/YouTube)

    Na foto ao lado, um membro da equipe analisa uma imagem conceito do interior do carro. A foto mostra os dois bancos, além dos pequenos botões em uma espécia de painel e um espaço de porta-copos.
  • 6. Adeus, painel

    6 /10(Reprodução/YouTube)

    Com a ausência de um painel na parte da frente do carro, sobra bastante espaço. No vídeo de apresentação do automóvel, uma senhora entra com um cão da raça labrador dentro do carro.
  • 7. Produção

    7 /10(Reprodução/YouTube)

    Imagem do carro do Google em produção. Um papel marca o número 007, nele. De acordo com a empresa, cerca de uma centena de protótipos do carro serão fabricados para que eles sejam aperfeiçoados.
  • 8. Porta-trecos

    8 /10(Reprodução/YouTube)

    Com espaço consumido pela painel, a parte frontal do carro virou uma espécie de porta-trecos. De acordo com Sergey Brin, co-fundador do Google, poucos segundos depois de entrar no carro, ele já fazia outras tarefas, como checar seus e-mails enquanto o carro andava sozinho.
  • 9. Desenvolvimento

    9 /10(Reprodução/YouTube)

    Na imagem, parte da equipe do projeto olha para esboços do carro. À direita, é possível ver imagens de outros possíveis visuais do carro. Fotos de robôs feitas em computador, assim do sensor de fumaça da Nest (empresa comprada pelo Google), estão à vista.
  • 10. Sensores

    10 /10(Reprodução/YouTube)

    Imagem do sensor que fica no teto do carro autônomo do Google. Ele fica em rotação constante, mapeando todo o entorno do carro. Ele é capaz de analisar o ambiente em 360 graus.
  • Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústriaTecnologia da informaçãoVeículos

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame