Tecnologia

Google é condenado a indenizar usuário do Orkut em R$ 7.000

Vítima teve identidade clonada em um perfil falso

Justiça não aceitou argumento da empresa de que os perfis pertencem aos usuários e que só hospeda o serviço (Getty Images)

Justiça não aceitou argumento da empresa de que os perfis pertencem aos usuários e que só hospeda o serviço (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2011 às 10h16.

São Paulo – O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenou o Google a indenizar, por dano moral, um homem que teve sua identidade clonada em um perfil falso no Orkut. De acordo com a decisão, a empresa deve pagar R$ 7.000 ao usuário.

O autor do processo teve seu nome incluído na comunidade "Prendam os ladrões da Unicruz". A comunidade fazia referência a uma quadrilha acusada de estelionato, lavagem de dinheiro, fraudes contábeis e tributárias, entre outros.

De acordo com o tribunal, o Google alegou que não exerce controle ou monitoramento sobre os perfis, já que ele pertencem aos usuários e isso se enquadraria como censura. De acordo com a defesa do Google, a empresa só realiza a hospedagem do serviço.

Nesta semana, o Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em vigor uma lei que torna crime a criação de perfis falsos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasRedes sociaisInternetempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoSitesOrkut

Mais de Tecnologia

Big Techs tentam driblar taxa de Trump para profissionais estrangeiros

Discord vai exigir verificação de idade para liberar conteúdo

Depois de duas décadas, Brasil se aproxima de ter foguete próprio

MrBeast quer ser o guru das finanças da geração alpha