Tecnologia

Google diz que está trabalhando para reduzir alto consumo de memória RAM do Chrome

Engenheiro de software do Chrome reconhece o problema e diz que o grupo está pesquisando maneiras de reduzir o uso de bateria da versão móvel para o navegador

Chrome (Stephen Shankland)

Chrome (Stephen Shankland)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2015 às 22h27.

Na mesma semana em que falamos do plugin The Great Suspender, uma extensão para Chrome que reduz o consumo de memória colocando as abas para "dormir", um funcionário do Google revelou que a equipe de engenharia da empresa trabalha em uma solução para amenizar esse problema do navegador, bem conhecido por muitos usuários.

Durante uma sessão de perguntas e respostas no fórum online Reddit (os populares AMAs, sigla em inglês para Ask Me Anything), um internauta perguntou: “Por que o Chrome Mobile usa uma quantidade absurdamente alta de bateria quando comparado a outros navegadores na versão mobile?”. “Nós estamos trabalhando ativamente para reduzir o uso da bateria e estamos olhando tanto para quando o Chrome está em primeiro plano quanto em segundo plano”, respondeu um dos engenheiros. “Desde a sua criação, o Chrome tem focado em segurança e desempenho da web em todas as plataformas suportadas. Algumas vezes o desempenho chegou ao custo de utilização de recursos, mas, dada a importância da plataforma móvel, esta é uma das principais coisas que estamos de olho.”

O engenheiro do Google indica um link do Chromium — o projeto open-source para aprimorar o Chrome — aos interessados em otimizar o uso de bateria do Chrome para Android.

Com mais de um quarto do mercado — 25,68% de acordo com dados deste mês da NetMarketShare — o Google Chrome cria um processo independente para cada uma das guias abertas, devorando memória RAM e, consequentemente, diminuindo a autonomia de bateria dos usuários de smartphone.

Apesar de ser uma situação mais crítica na plataforma móvel, os esforços do Google para fazer o navegador consumir menos recursos valem também para os desktops. “Estamos endireitando o Chrome para melhorar a nossa velocidade de inicialização e lutando para otimizar o uso da memória”, disse o engenheiro na sessão AMA.

Enquanto o problema não é completamente resolvido, você pode conferir aqui dicas do próprio Google para reduzir o consumo de memória. 

Fonte: Reddit e Tech Gadget Central

Acompanhe tudo sobre:BrowsersChipsChromeEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOInternetSitesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Conheça a Lark: a nova aposta da ByteDance para produtividade no Brasil

O homem mais rico da Ásia anuncia planos para robôs humanoides em 2025

Gigante do TikTok, ByteDance atinge valor de US$ 300 bilhões, diz WSJ

Segurança de dados pessoais 'não é negociável', diz CEO do TikTok