Tecnologia

Google disponibiliza SDK em DVD para regiões com internet precária

Mais de 2 000 kits físicos já foram distribuídos em regiões da África Subsaarina, Índia e Bangladesh; interessados podem solicitar o envio via formulário

google (Getty Images)

google (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2014 às 18h40.

Apesar de ter ganhado uma boa parcela de mercado nos últimos anos, a internet banda larga – em especial a fixa – está longe de ser popular em muitos países. Então, para atingir um número maior de pessoas, o Google anunciou nesta semana que começará a distribuir seu kit de desenvolvimento de software (SDK) em uma caixa com quatro DVDs.

Segundo o post publicado no blog da empresa, os discos não trarão apenas as ferramentas para criar aplicações. No pacote, estão inclusos também os episódios da série Dev Bytes, os vídeos dos cursos do Google no Udacity, o site inteiro do Android, entre outros. A lista completa você confere abaixo, com os links para os conteúdos online.

- Todos os vídeos da série Dev Bytes;

- Videoaulas dos cursos do Google no Udacity (Android, App Engine, games em HTML5, design de User Experience e desenvolvimento para web mobile);

- O site completo de desenvolvimento para Android;

- Documentos sobre Material Design;

- Documentação com os fundamentos da web;

- Documentos sobre a Plataforma em Nuvem do Google;

- Vídeos sobre Android, nuvem e design do canal Google Developers no YouTube

A ideia da empresa é ajudar os “desenvolvedores que não conseguem navegar facilmente por nossa vasta biblioteca de conteúdo” devido ao acesso limitado à internet.

“Eles não terão mais que se preocupar em baixar e instalar o SDK usando uma conexão de internet lenta ou não existente na hora de organizar um laboratório”, por exemplo, “e nem gastar 30 minutos para assistir a um tutorial em vídeo de 10”, segundo o texto de Chukwuemeka Afigbo, executivo da área de ecossistemas de desenvolvimento da companha.

Mais de 2 000 kits do tipo já foram distribuídos para Grupos de Desenvolvimento do Google na África Subsaariana, na Índia e em Bangladesh. Se estiver interessado em adquirir um desses, dá para entrar em contato com um desses grupos – caso haja algum por perto – ou preencher este formulário online, caso você represente uma escola ou instituição de ensino.

O Google também incentiva donos de conexões de alta velocidade a baixar todo o conteúdo (cerca de 30 GB) e gravar os DVDs para distribuir por conta própria – algo que pode ser feito por iniciativas que visam estimular o ensino de programação. O material está disponível aqui.

Acompanhe tudo sobre:AndroidBanda largaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOInternetTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Computadores quânticos estão mais perto de nossa realidade do que você imagina

Telegram se torna lucrativo após 11 anos, mas enfrenta críticas globais sobre moderação de conteúdo

Proibição do TikTok nos EUA pode deixar 'buraco' no setor de compras via redes sociais

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições