Google compra empresa brasileira de busca
Companhia será transformada no centro de desenvolvimento do Google para a América Latina
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h38.
A brasileira Akwan Information Technologies, empresa que desenvolve sistemas de buscas pela internet, é a primeira aquisição da americana Google no Brasil. Com sede em Belo Horizonte, a Akwan tinha como sócios a Universidade de Minas Gerais e o fundo brasileiro Fir Capital e irá se transformar no centro de pesquisa e desenvolvimento do Google para a América Latina. Os valores do negócio não foram revelados.
Eric Schmidt, presidente mundial do Google, afirmou recentemente que sua maior preocupação não é enfrentar a concorrência do Yahoo! e da Microsoft , mas melhorar a qualidade da sua própria mão-de-obra. Para elevar o nível da equipe, a companhia está abrindo novas unidades de desenvolvimento nos Estados Unidos e em outros países, como a Índia e, agora, o Brasil. De acordo com ele, os centros devem contar com 150 a 200 funcionários, "volume grande o bastante para estimular a criatividade, mas pequeno o suficiente para encorajar iniciativas individuais".
Os fundadores da Akwan, que nasceu no final da década de 90, são os mesmos da antiga Miner, que desenvolveu o primeiro sistema brasileiro de busca na web e que foi vendida, em 1998, para o provedor de internet Universo Online. Depois da venda, parte da equipe voltou a se reunir e, em parceria com o Fir Capital, montaram a nova empresa.