Google põe teclado Moog que toca de verdade em sua página
Num dos melhores Doodles dos últimos tempos, o Google homenageia o inventor do sintetizador Moog transformando seu logo num teclado que toca música de verdade
Da Redação
Publicado em 23 de maio de 2012 às 10h01.
São Paulo – O doodle , como é conhecido o logo do Google exibido em sua página de buscas, homenageia, nesta quarta-feira (23), o inventor dos sintetizadores Moog e pioneiro da música eletrônica, Robert Arthur "Bob" Moog. Caso estivesse vivo, Moog completaria 83 anos.
A figura exibe um teclado interativo, que permite ao usuário tocar suas teclas para criar sons. É possível gravar em até quatro canais diferentes e, em seguida, reproduzi-los simultaneamente.
Nova-iorquino, Moog se formou em física e em engenharia elétrica. Durante sua vida, ele fundou duas empresas para a criação de instrumentos. Também atuou como vice-presidente de novos produtos da Kurzweil Music Systems e como professor da Universidade da Carolina do Norte.
A sua inovação foi combinar as opções de controle de um sintetizador analógico com a interface de um teclado comum. Sua primeira patente para o modelo foi registrada em 1966. Com o instrumento, o músico consegue manter uma nota por longos intervalos ou mesmo variar seu timbre alternando os controles.
Kraftwerk, Devo, Beach Boys e Beatles foram alguns dos artistas que usaram os sintetizadores Moog em suas gravações e ajudaram a popularizar o instrumento. Hoje, nomes como Coldplay, Franz Ferdinand, Air, Daft Punk, Madonna e Linkin Park também utilizam os sintetizadores.