Tecnologia

Google anuncia roteador OnHub e promete atualizações de software constantes

Aparelho pode ser controlado com um aplicativo para celulares

OnHub (Divulgação)

OnHub (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 18 de agosto de 2015 às 16h48.

O Google anunciou, nesta terça-feira (19), o roteador Wi-Fi chamado OnHub, que irá receber atualizações de software constantes, segundo a própria empresa. O aparelho, criado em parceria com a fabricante taiwanesa de roteadores TP-Link, começa a ser vendido nos Estados Unidos no mês que vem, por 199 dólares (ou 694 reais, em conversão direta).

Oferecer atualizações de firmware para roteadores Wi-Fi não é uma prática comum para fabricantes, mas quando isso acontece, o usuário precisa baixar o arquivo de instalação por conta própria e colocá-lo no aparelho. O processo não é tão simples e nem todo mundo se lembra de conferir se há updates no site da marca do roteador de casa. O Google traz toda a operação do OnHub via aplicativo para smartphones com sistemas Android ou iOS para facilitar a sua interação com o produto.

"Passamos muito tempo com pessoas que tiveram todo o tipo de problema com as suas redes Wi-Fi", afirmou Trond Wuellner, gerente de produtos do Google, segundo a Wired.

Com um visual que lembra o AirPort Extreme, o roteador da Apple, o Google investiu no design para que o OnHub seja um item de decoração na casa do consumidor, não um dispositivo achatado com antenas saindo por toda parte. A equipe de Wuellner descobriu que criando um roteador alto e cilíndro diminui as chances das pessoas colocarem objetos em cima dele – o que pode prejudicar o sinal Wi-Fi.

Falando em qualidade de sinal, melhorar a experiência do consumidor nesse quesito é o objetivo do Google com esse produto. Por isso, o OnHub tem 13 antenas, sendo 12 para transmissão de sinal e uma para medir o congestinamento da sua rede wireless. Além disso, o software do aparelho monitora a rede o tempo todo para garantir que a transmissão de sinal ocorra da melhor maneira possível. O roteador tem Wi-Fi padrão AC e suporte para a frequência de 5 Ghz.

Entre outros recursos de conectividade, os que merecem destaque são o Bluetooth LE e o suporte para Weave. A Weave é a linguagem de programação do Google voltada para casas inteligentes. Com isso, no futuro, o OnHub pode funcionar como um "hub" para a sua casa conectada.

https://youtube.com/watch?v=HNnfHP7VDP8

Vale lembrar que está não é a primeira vez que o Google investe no segmento de internet doméstica. A empresa oferece conexão banda larga por fibra ótica, por meio do seu serviço chamado Google Fiber, nos Estados Unidos. E a companhia vai continuar a lançar roteadores como o OnHub: outro aparelho já está em fase de desenvolvimento, mas este será feito em parceria com a Asus.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOTecnologia da informaçãoWi-Fi

Mais de Tecnologia

ServiceNow lida com crise e saída de COO em meio a expectativas de balanço positivo

CrowdStrike dá vale-presente de US$ 10 a funcionários que resolveram apagão cibernético

CEO do Spotify confirma que assinatura "deluxe" com áudio de alta fidelidade chegará em breve

CrowdStrike: o bug em mecanismo de segurança que causou o apagão cibernético

Mais na Exame