Tecnologia

Google adia lançamento de celulares na China

Por Danielle Chaves Pequim - O Google informou que adiou o planejado lançamento de dois telefones celulares na China, que foram fabricados em parceria com a Motorola e a Samsung Electronics. Em um comunicado, a companhia afirmou que os aparelhos estavam previstos para ser apresentados em 20 de janeiro, em conjunto com a operadora de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2013 às 17h37.

Por Danielle Chaves

Pequim - O Google informou que adiou o planejado lançamento de dois telefones celulares na China, que foram fabricados em parceria com a Motorola e a Samsung Electronics. Em um comunicado, a companhia afirmou que os aparelhos estavam previstos para ser apresentados em 20 de janeiro, em conjunto com a operadora de telefonia sem fio China Unicom, de Hong Kong.

A companhia não disse em quanto tempo vai adiar o lançamento nem forneceu outros detalhes. Esse é o mais recente fato decorrente do surpreendente comunicado do Google feito na semana passada, de que havia sofrido ataques de hackers originados na China e que não iria mais obedecer à censura chinesa imposta em seu website, mesmo se isso significasse interromper as operações no país.

Por causa da incerteza sobre o futuro de muitos serviços do Google na China, a companhia sentiu que seria irresponsável se lançasse os aparelhos neste momento, afirmou uma pessoa próxima à situação.

O ministro de Relações Exteriores da China, Ma Zhaoxu, afirmou que empresas estrangeiras que operam no país, incluindo o Google, devem respeitar as leis e regulamentações chinesa. A declaração reiterou comentários anteriores do governo chinês, mas mencionou o nome da empresa norte-americana pela primeira vez.

As declarações de Ma são a mais forte indicação de que Pequim não deverá recuar e deixar o Google oferecer resultados sem censura em seu website chinês, o que torna a saída da companhia do país mais provável.

Os telefones celulares que funcionam com o sistema operacional Android, do Google, variam. Alguns têm um software altamente personalizado conforme a especificação dos fabricantes dos aparelhos ou das operadoras de telefonia. Outros, como o Droid, da Motorola, possuem vários aplicativos do Google, como uma ferramenta de busca móvel e o Google Maps. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025