Exame Logo

Golpe oferece versão de WhatsApp para PCs e tem Brasil como alvo

Mensagem relaciona compra do mensageiro pelo Facebook, e vem, aparentemente, da própria rede social; malware bancário é instalado no lugar do WhatsApp para PC

atizapi (Desiree Catani / Flickr)
DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2014 às 17h30.

Pesquisadores da TrendMicro descobriram uma nova tática de cibercrime que se aproveita da compra do WhatsApp pelo Facebook . Relativamente simples, mas potencialmente perigosa, ela consiste em um spam que oferece uma suposta versão de testes do mensageiro para PCs e Macs, mas que na verdade instala um malware bancário na máquina.

A mensagem vem, aparentemente, do próprio Facebook e traz até um link para baixar o programa. Caso clique, o usuário é redirecionado para o download do vírus, chamado pela TrendMicro de TROJ_BANLOAD.YZV. A ameaça instala o spyware TSPY_BANKER.YZV, que monitora transações bancárias e envia os dados para um servidor remoto.

Veja também

Aliás, um ponto interessante: o assunto e o texto do e-mail estão em português, o que leva a crer que o alvo do ataque sejam os brasileiros. Tanto que, de acordo com os especialistas e com a Smart Protection Network da empresa, 80% dos internautas que acessaram a página do malware são daqui do Brasil.

Por ora, o spam está sendo distribuído em volume baixo, mas ao mesmo tempo crescente – então, convém ficar atento para não cair nessa e lembrar que o WhatsApp não conta com versão para Windows ou Mac. E se quiser garantir a proteção, recomenda-se ter um bom antivírus instalado e atualizado na máquina, já que a maior parte dos existentes hoje já detecta essas variações de malware. Veja no print abaixo, do blog da TrendMicro, como é a mensagem.

Acompanhe tudo sobre:BancosEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookFinançasINFOInternetMalwareRedes sociaisseguranca-digitalWhatsApp

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame