Tecnologia

Gilbert Baker, criador da bandeira LGBT, é homenageado com doodle

O artista e ativista americano, que completaria hoje 66 anos, criou um dos maiores símbolos de representatividade do mundo

Gilbert Baker: o artista e ativista pelos direitos dos LGBT é o homenageado do Google desta sexta-feira (Spencer Platt/Getty Images)

Gilbert Baker: o artista e ativista pelos direitos dos LGBT é o homenageado do Google desta sexta-feira (Spencer Platt/Getty Images)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 2 de junho de 2017 às 18h32.

São Paulo - As páginas do Google desta sexta-feira (2) estão coloridas com as cores da bandeira LGBT, em homenagem ao aniversário de seu criador, o americano Gilbert Baker. Hoje, o artista e ativista pelos direitos dos homossexuais, nos anos 70, completaria 66 anos. Para reconhecer a sua importância política e histórica, o site criou um doodle animado.

- (Google/Reprodução)

Baker nasceu no Kansas em 1951, mas foi em São Francisco, no início dos anos 70, que o até então soldado do exército americano, se descobriu como costureiro. Na época, a luta pelos direitos LGBT começava a florescer e sua amizade com Harvey Milk, político e um dos maiores ativistas da causa de todos os tempos, o incentivou a costurar faixas para passeatas a favor dos direitos dos homossexuais. A história diz que Milk desafiou Baker a criar um símbolo de orgulho para a comunidade - e parece que ele conseguiu.

Hoje, a bandeira criada por Gilbert Baker é de domínio público e hoje considerada um dos símbolos de luta mais reconhecidos do mundo.

A criação da bandeira

A primeira aparição da bandeira com as cores do arco-íris foi na Parada do Dia da Liberdade Gay de São Francisco, em 25 de junho de 1978, poucos meses antes do assassinato de Harvey Milk, em novembro. A história do político foi contada em 2008 no filme "Milk - a voz da igualdade", estrelado por Sean Penn.

yt thumbnail

Morte de Gilbert Baker

O artista faleceu em 31 de março deste ano, aos 65 anos. Sua morte foi anunciada por Cleve Jones, seu amigo de longa data e também ativista pelos direitos dos LGBT.

"Meu amigo mais querido do mundo se foi. Gilbert Baker deu ao mundo a bandeira do arco-íris, ele me deu quarenta anos de amor e amizade", disse Cleve Jones no Twitter.

Nenhum detalhe sobre a causa de sua morte foi disponibilizada. De acordo com a biografia postada em seu site oficial, ele estava morando em Nova York.

Acompanhe tudo sobre:AnimaçãoArtistasDesignDireitos HumanosDoodleGoogleLGBT

Mais de Tecnologia

Bluesky testa recurso de trending topics e promete implementação gradual

Computadores quânticos estão mais perto de nossa realidade do que você imagina

Proibição do TikTok nos EUA pode deixar 'buraco' no setor de compras via redes sociais

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições