Tecnologia

Galaxy Note 8

Avaliação de Airton Lopes / Enquanto a Apple reduziu medidas e poder de processamento para produzir o irmão caçula do iPad, o iPad Mini, a Samsung preferiu manter a configuração robusta do Galaxy Note 10.1 na sua versão com tela de 8 polegadas. Com poder de processamento em mãos, o usuário não enfrenta engasgos ou […]

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2013 às 10h31.

logo-infolab

Avaliação de Airton Lopes / Enquanto a Apple reduziu medidas e poder de processamento para produzir o irmão caçula do iPad, o iPad Mini, a Samsung preferiu manter a configuração robusta do Galaxy Note 10.1 na sua versão com tela de 8 polegadas. Com poder de processamento em mãos, o usuário não enfrenta engasgos ou lentidão ao dividir a tela para trabalhar com duas aplicações ao mesmo tempo. O display de 1.200 por 800 pixels apresenta qualidade visual e sensibilidade muito boas, aceita o toque da caneta S Pen e permite apoiar o pulso sobre a tela durante o uso. A pegada com uma mão não é tão confortável, mas é possível segurar o Note 8 sem dificuldade. Nos testes do INFOlab, a desvantagem do modelo em relação ao iPad Mini e ao Nexus 7 foi a menor duração da bateria. As câmeras de 5 MP e 1,3 MP também não empolgam.

Avaliação de Cauã Taborda / Trazendo toda praticidade da S Pen e das telas divididas do Galaxy Note 10.1, o tablet Galaxy Note 8 tem como grande vantagem seu corpo compacto e mais leve. Rodando o Android 4.1, sua interface se aproxima muito dos smartphones e do Galaxy Note 2, com menus em orientação vertical para facilitar o uso na posição retrato.

Mais largo do que os tablets de 7 polegadas, segurar o Note 8 com uma única mão não é uma tarefa tão confortável como segurar um Nexus 7. Mesmo assim, dá para usar o tablet na vertical com a caneta por um tempo considerável até o desconforto aparecer. Aliás, assim como no Galaxy Note 2, a S Pen torna o uso do tablet mais prático. Seja para aplicações dedicadas de desenho, como a S Note, ou para a navegação web, os toques mais precisos e atalhos por gestos facilitam as coisas.

Desenhando alguns padrões simples da na tela com a S Pen, o usuário pode efetuar certos comandos (uma flecha para cima, por exemplo, tem a mesma função do botão de opções). Circunscrever qualquer elemento com o botão da caneta apertado faz com que o aparelho tire foto apenas dessa área circunscrita. Pairar a caneta sobre certos elementos invoca uma descrição de sua função (no caso das bordas da tela, ela ativa a rolagem). Um gesto de baixo para cima com o botão apertado leva ao Comando Rápido, uma janela não qual o usuário pode escrever à mão comandos para buscar uma palavra na internet, mandar um e-mail ou procurar um local no mapa. Esses três gestos podem ser definidos pelo próprio usuário (posso determinar que um ponto de interrogação ative a pesquisa online, por exemplo). 

O S Note é o aplicativo que mais aproveita essas funções. A mais interessante salva padrões de traço para acesso rápido. O usuário pode criar um perfil de caneta fina e outro de pincel espesso e salvar ambos. Ao pressionar o botão da caneta, esses perfis salvos são exibidos (até 12 perfis simultaneamente). O app também é capaz de diferenciar entre o toque dos dedos e o da caneta. Desse modo, é possível apoiar o dedo e até a mão na tela na hora de desenhar.

Todas as funções do S Note do Note 8.0 já foram implementadas em outros aparelhos da linha. As mais novas são o Esboço de Ideia e o Esboço de Gravação. O primeiro consiste em uma tela na qual o usuário pode escrever o nome de um objeto ou conceito à mão e receber desenhos que correspondem a essa palavra. O segundo é a gravação de um vídeo de cada traço do usuário. Esse vídeo pode ser reproduzido com um frame rate mais alto, mais baixo ou normal. O recurso é parecido com os flipbooks, animações com blocos de papel.

Vídeo

http://videos.abril.com.br/info/id/0fc51a5fcf530718fb263ee2b054a5ff

Ficha técnica

Tela8
ProcessadorExynos 4412 Cortex a9 1,4 gHz quad core
Armazenamento16 GB + microSD
Peso336 g
SOAndroid 4.1
Duração de bateria5h06min

Avaliação técnica

PrósDesign; desempenho; vem com stylus; interface bem adaptada para uso da caneta; bons recursos de multitasking; infravermelho;
ContrasDuração de bateria;
ConclusãoUm dos melhores tablets compactos do universo Android vendidos no Brasil. Duração de bateria pode decepcionar alguns usuários.
Configuração8,7
Usabilidade9
Bateria6,9
Design8
Média8.5
PreçoR$ 1.299
Acompanhe tudo sobre:AndroidSamsungTablets

Mais de Tecnologia

Apple Watch vai completar 10 anos: qual o futuro do dispostivo?

Microsoft obriga funcionários na China a usarem iPhones

De lavador de pratos a CEO bilionário: a jornada de Jensen Huang na Nvidia

Lançado há um ano, Threads ainda quer ser o novo Twitter

Mais na Exame