Tecnologia

Fusão entre SBC e AT;T criará maior companhia telefônica dos EUA

Acordo envolve a compra da AT;T por 16 bilhões de dólares e deve ser concluído no primeiro semestre de 2006

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h25.

A SBC Communications anunciou, nesta segunda-feira (31/1), que comprará a AT&T por 16 bilhões de dólares. O negócio criará a maior companhia telefônica dos Estados Unidos e deve ser concluído no primeiro semestre de 2006. O acordo também encerrará uma trajetória de 130 anos da AT&T como companhia independente, fundada praticamente junto com a invenção do telefone.

A nova companhia, criada pela fusão da SBC e da AT&T, dominará o mercado de telefonia corporativa, telefonia móvel, ligações residenciais de longa distância, e acesso de banda larga para a Internet, via telefone. A empresa também será a segunda maior operadora de acesso banda larga por cabo dos Estados Unidos. A SBC também já possui 60% da Cingular Wirelles, a maior concessionária americana de telefonia móvel. Com a fusão, a SBC terá também acesso ao mercado de telefonia móvel corporativo atendido pela AT&T.

Segundo o americano The Wall Street Journal, a compra da AT&T pela SBC mudará o panorama das telecomunicações nos Estados Unidos. Seus principais concorrentes, como a Verizon Communications, a BellSouth e a MCI, serão mais pressionadas para encontrarem novas parcerias capazes de manter sua competitividade.

Atualmente, as operações da SBC e da AT&T possuem sobreposições em 13 estados americanos. Com a racionalização das operações e o conseqüente corte de gastos, espera-se que o negócio renda também uma significativa economia nos custos operacionais. A SBC espera que a sua taxa de crescimento desacelere logo após a fusão. Mas a curva deve se reverter a partir de 2008, por meio de novas oportunidades de receita, como a expansão dos serviços wireless (sem fio) para os clientes corporativos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Big Techs tentam driblar taxa de Trump para profissionais estrangeiros

Discord vai exigir verificação de idade para liberar conteúdo

Depois de duas décadas, Brasil se aproxima de ter foguete próprio

MrBeast quer ser o guru das finanças da geração alpha