Exame Logo

Fim do taxi e Uber? Califórnia permite transporte por carros autônomos em tempo integral

Após extensa audiência pública, São Francisco aprova que Waymo e Cruise cobrem por serviços de robotaxi

Carros autônomos: os opositores citaram preocupações sobre a segurança e o potencial impacto negativo no trânsito local (Justin Sullivan/Getty Images)
André Lopes

Repórter

Publicado em 11 de agosto de 2023 às 12h06.

Última atualização em 15 de agosto de 2023 às 15h45.

Em São Francisco, as empresas de carros autônomos Waymo e Cruise obtiveram aprovação para operar seus serviços derobotaxi 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A decisão foi tomada após uma audiência pública de seis horas e meia, na qual a comunidade local compartilhou tanto apoio quanto objeções aos veículos autônomos.

Veja também

Por fim, a California Public Utilities Commission (CPUC) aprovou por 3 votos a 1 a operação das empresas durante todas as horas em toda a cidade, permitindo a cobrança pelas corridas.

Embora a permissão tenha sido concedida, a comissão enfatizou a necessidade das empresas resolverem as preocupações da comunidade.

Questões como veículos autônomos bloqueando vias e causando congestionamentos foram discutidas.

Além disso, preocupações sobre a perda de empregos devido à automação foram compartilhadas por vários profissionais do setor de transporte.

Atualmente, as empresas oferecem um serviço limitado. Com a nova decisão, Waymo e Cruise poderão operar em toda a costa oeste, semelhante a Uber e Lyft.

Tekedra Mawakana, co-CEO da Waymo, e Kyle Vogt, CEO da Cruise, expressaram satisfação com a resolução, destacando sua importância para o setor de veículos autônomos.

E, apesar das ressalvas, a CPUC afirmou que Waymo e Cruise cumpriram todas as obrigações regulatórias, enfatizando a necessidade de colaboração contínua com as autoridades e a comunidade local para abordar preocupações futuras.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificial

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame